10 erros comuns de quem quer perder peso

A opção por tentar emagrecer é bom para a saúde e para melhorar a sua autoestima, mas este processo pode encontrar obstáculos ao longo do caminho para atingir os objetivos que pretende.

Para o ajudar apresentamos de seguida os 10 erros mais comuns das as pessoas que querem perder peso.

 

1-Preocupar-se apenas com as calorias consumidas

Se está a tentar perder peso, um dos primeiros passos é reduzir a quantidade de alimentos que ingere e consequentemente as calorias dai resultantes. No entanto se apenas se focar nisso o peso que vai conseguir perder vai seu menor.

O quer deve fazer antes é optar por alimentos mais saudáveis, em vez de reduzir as calorias que ingere, assim vai melhorar as probabilidades de perder o peso que pretende.

Deve saber que existem certos alimentos saudáveis que contem muitos nutrientes que ajudam a perder peso.

2-Preocupar-se apenas com mais exercício e não fazer dieta

Muitas das pessoas que quer emagrecer apenas se preocupam em fazer cada vez mais e mais exercício para atingir os seus objetivos e deixam para segundo plano a dieta. No entanto se pretende perder peso e manter o mesmo a longo prazo deve juntar a dieta e o exercício nos mesmo pratos da balança.

erros ao perder peso

3- Tentar perder peso rapidamente

Um erro muito comum é estabelecer objetivos para um curto período de tempo, a titulo de exemplo perder 5 Kg em uma semana ou duas para ir para a praia.

Se optar por isso pode estar a comprometer a sua saúde, o nosso organismo tem de se adaptar às mudanças e ao novo estilo de vida, estabeleça objetivos a longo prazo como por exemplo perder um 1 Kg por semana.

Não se esqueça que as quedas bruscas de peso por vezes levam a um aumento brusco de peso, muitas vezes pode até sentir falta de motivação ao longo deste processo e desistir

4- Evitar a Musculação

Um dos erros comuns em quem quer perder peso, é optar apenas por treino de componente cardiovascular (bicicleta, passadeira, elíptica) pensando ser esse  o caminho para o seucesso e evitar a musculação.

O que provavelmente estas pessoas não sabem é que apesar do treino cardiovascular queimar mais calorias por hora que a musculação , esta ultima vai ter mais benefícios pois ao aumentar a sua massa muscular vais gastar mais calorias. Os músculos em media gastam três vezes mais calorias que os depósitos de gordura.

Isto não quer dizer que deve optar por um ou outro , deve sim fazer os dois regularmente.

 

5- Consumir bebidas e comida light

Ainda que os alimentos denominados light tenham menos calorias ainda possuem alguns componentes que podem pôr em causa a sua perda de peso. O ideal é optar antes por sumos naturais e comida o menos processado possível.

6-Perder a motivação

Um dos principais erros das pessoas quando pretendem emagrecer é perderem a motivação. Quando isto acontece acabam por desistir no seu pano de treino, seja por algum contratempo ou falta de tempo ou de resultados, o que deve pensar é nas coisas que já alcançou ao longo de todo o processo e usar esses pontos a favor para continuar no caminho para alcançar o seu peso ideal

7-Eliminar todas as gorduras da sua dieta

Um dos erros mais comuns que algumas pessoas cometem para perder peso , é pensar que ingerir gorduras torna as pessoas gordas e passam a evitar estes alimentos.

Mas na verdade apesar de as gorduras terem mais calorias que outros como a proteína ou os hidratos de carbono são importantes quando se trata de emagrecer. Por isso se quer aumentar a taxa de sucesso dos seus esforços para perder peso inclua gorduras saudáveis na sua alimentação.

8- Preocupar-se com a perda de peso em vez da massa gorda

Ainda que a perda de peso e a percentagem de massa gorda estejam interligadas muitas pessoas apenas olham para o peso e esquecem a segunda.

Em alguns casos pode depara-se com ganho de peso ou até manter igual, isso acontece porque os músculos são mais pesados que a massa gorda.

O que deve estar atento sim, é no panorama geral pois apesar de o seu peso se manter igual não que dizer por exemplo que não está  a perder peso, faça outras medições como a percentagem de massa gorda corporal e massa muscular.

Atualmente alem dos técnicos especializados que usam os adipómetros para ver as suas pregas cutâneas e efetuam os cálculos, existem as pulseiras de fitness que fazem esta medição  para além permitir contar  seus passos e medir frequência cardíaca ou até mesmo algumas balanças determinam a massa gorda ao pesar-se diariamente.

9-Optar apenas por suplementos para emagrecer

Ainda que os suplementos possam ajudar em alguns casos, não devem representar a solução milagrosa, não faça atalhos quando pretende perder peso. OS suplementos alimentares para emagrecer podem ajudar se conjugar os mesmo com dieta saudável e a prática de exercício físico regularmente.

suplementos parder peso

10-Arranjar desculpas

Algumas pessoas estão logo condenadas à partida ao fracasso mesmo antes de iniciarem o caminho para perder peso ao arranjarem desculpas atribuindo a sua incapacidade para emagrecer à carga genética familiar, à falta de tempo devido à vida profissional entre outros.

 

Mas se realmente quer alcançar os seus objetivos deve encontrar forma de ultrapassar esses obstáculos. O conselho que aqui fica é colocar de lado as desculpas e traçar um plano de treino rigoroso para se colocar no caminho de uma vida mais saudável como menos peso e mais saúde.

Deixar Comentário