5 coisas que deve fazer antes de cada treino

As pessoas que já experimentaram algum tipo de actividade física na sua vida devem saber da importância do aquecimento e da fase do retorno a calma após ao treino. Mas e antes de cada sessão ou ida ao ginásio, o que deve comer ?O que pode ou não fazer para tirar o máximo de si em cada momento?.

Se o seu objectivo é a competição ou apenas manter-se saudável ou até perder peso veja aqui 5 dicas  que deve ter em conta para conseguir fazer o seu melhor treino de sempre.

1-Coma Bem : uma hora antes do treino

Existe neste campo sempre os defensores que afirmam que se deve comer bem e até os outras que defendem que não se deve comer nada.

Mas será que deve comer antes do treino? A resposta é sim ,mas que quantidade , uma refeição completa ou apenas um lanche? A resposta passa muito pelo seu metabolismo , as suas necessidades energéticas e ainda a intensidade do treino. Deve ingerir os alimentos necessários para que não se sinta esgotado ao fazer os exercícios todos.

O conselho que aqui deixamos é não o fazer de estômago vazio, pois vai sentir-se muito mal , opte por comer  um barra energética ou um pequeno lanche que contenha hidratos de carbono e proteína.

Se optar pelos hidratos saiba que muitos deles são de absorção lenta como o pão e vão permitir oferecer-lhe a energia que vai necessitar, pode ainda optar pelos hidratos de absorção rápida como uma peça de fruta . Outra opção é os alimentos ricos em proteína como por exemplo os de origem animal que são um forte aliado, pois contribuem para ajudar a ganhar mais massa muscular e por conseguinte a diminuir a gordura corporal.

comida antes do treino

2- Hidrate-se bem 30 minutos antes do treino

Já se sabe que o nosso organismo é constituído maioritariamente por água e quando faz exercício ainda se torna mais necessária pelo que deve beber ainda mais água.

O ideal é beber água meia hora antes, mas não em excesso , um copo de agua é um bom ponto de partida, mas isso depende do tipo de desporto e da intensidade do mesmo, deve avaliar as necessidades e beber de acordo com a situação.

3-Equipe-se antes do treino

Se vai ao ginásio já deve ter esse hábito de se equipar, e o mesmo se aplica para treinos ao ar livre, deve sempre usar roupa adequada para que se sinta confortável.

Deve optar por equipamento desportivo  que permita o seu organismo respirar, pode e deve optar por roupa mais justa ao corpo para lhe dar mais liberdade de movimentos.

Hoje em dia as marcas de desportos estão muitas atentas e já tem disponível roupa especifica para fitness e treino com as características adequadas a cada desporto, basta ir a uma loja ou grande superfícies na secção de deporto.

Tenha em atenção as suas escolhas pois o equipamento é muitas vezes responsável por lesões desportivas , a titulo de exemplo uma boa escolha das sapatilhas de corrida são essenciais para evitar lesões nos calcanhares ou até nos seus joelhos.

roupa adequada para exercicio

4- Faça alongamentos antes do treino

Se gosta de futebol já deve ter visto os jogares a aquecer e a fazer alongamentos antes de entrar em jogo, e isso tem uma razão ,para preparar o corpo e os músculos  para o exercício mais intenso e evitar lesões.

Deve ter como hábito fazer alongamentos antes de depois de cada treino , em especial  antes do aquecimento para que os seus músculos fiquem mais relaxados e preparados para trabalharem com afinco.

Nesta área deve ter uma atenção especial em seleccionar uma rotina de alongamentos com especial foco nos grupos de músculos que vão ser mais solicitados e isso depende do desporto que pratica.

alongamentos

5-Prepare-se mentalmente para o exercício

Se já fez algum tipo de desporto seja em competição ou apenas como passatempo deve ter aquele momento de concentração e motivação pessoal.

Neste campo veja o exemplo dos atletas do salto em comprimento que antes de cada salto pedem o apoio do público e se foquem na pista e na distância que querem saltar, é isto que deve fazer quando faz desporto ter foco persistência para atingir os seus objectivos pessoais

Se faz exercício regulamente e optar por estas dicas aqui mencionadas acima ,vai melhorar  a sua performance em cada treino e a sentir melhor antes e após . Tenha-as em conta e prepare-se bem antes a próxima ida ao ginásio ou até da próxima saída de casa para treinar.