6 Benefícios para a sua saúde se andar mais 1000 passos por dia

A opção pela caminhada traz ganhos efetivos em saúde, existem estudos que com provam que se fizer 10 000 passos por dia vai  manter o seu peso e até ganhar mais saúde. Mas esta meta apesar de atingível implica algum tempo livre e nos dias que correm com o trabalho de cada um torna-se mais complicado.

No entanto mesmo que não consiga esta meta decerto se aumentar a sua atividade física diária vai conseguir ainda que menores, alguns benefícios.

Uma forma é aumentar por exemplo a sua atividade diária com um aumento de 1000 passos dia do que habitualmente faz. Em média esta quantidade de passos equivale a certa de 800 metros por dia, mas se replicar esta distância por 365 dias dá nada amais nada menos que cerca 292 km por ano, já é alguma coisa. Agora imagine que o faz de manha e à tarde.

andar e caminhadaPerante isto veja alguns dos benefícios que vai obter se aumentar a sua atividade física ao andar mais por dia:

1-O seu coração vai funcionar melhor

Apenas por deixar de ser sedentário e começar com algum tipo de exercício físico ,vai reduzir o risco de vir a sofrer com doenças do coração. Com o exercício vai melhor o funcionamento dos músculos cardíacos e melhorara a capacidade do seu coração para enviar o sangue para todo o organismo, e ainda consegue diminuir a sua pulsação.

2-Diminui risco de AVC

O exercício físico vai diminuir a probabilidade de sofrer um AVC e vai conseguir diminuir a sua tensão arterial, que é um dos factores de risco.

3-Vai melhorar os valores do seu colesterol

Se tem o colesterol mau (LDL  )alto começar a andar mais 1000 passos ou até mais por dia pode de certo fazer a diferença. Isto acontece porque ao andar, vai queimar gorduras que andam em circulação no sangue , e evitar que estas se acumulem nas paredes das suas veias como acontece com este tipo de colesterol acima mencionado.

4- Vai diminuir o seu stress

No seu dia-a-dia andar um pouco para apanhar ar pode ser uma forma de acalme o seu nível de stress, desde logo por que muda de ares e porque com o exercício o seu organismo produz endorfinas e até mesmo aumentar as suas hormonas como o cortisol responsável pelo seus stress.

5-Os seus ossos vão ficar mais fortes

Segundo estudos recentes qualquer tipo de atividade física pode ajudar a fortalecer os seus ossos e a prevenir a osteoporose porque ao fazer exercício em geral vai estimular a produção de mais células ósseas responsáveis pala formação de osso os osteoblastos.

6-Vai emagrecer

Se optar por fazer exercício independentemente de qual seja pode vir a conseguir emagrecer, o ideal é gastar as calorias que consome criando um deficit entre o que ingere e gasta. Talvez apenas 1000 passos não façam logo milagres, mas pode ser um início de uma jornada até os 10000 passos dia que seria o ideal pois de acordo com estudos efetuados pode representar mais de 50 calorias por dia e o ideal para conseguir manter ou diminuir o seu peso.

O conselho é mudar os seus hábitos diários, pode por exemplo a hora de almoço ir a pé almoçar se possível em vez de se deslocar de carro, evitar o elevador e usar mais as escadas,

No fim a conclusão que se pode retirar é começar com mais alguma atividade física que não fazer nada, pois a sua saúde vai agradecer e vale mais despender tempo com o exercício que passar tempo nos médicos e em medicamentos.