9 factores que envelhecem a pele da desportista

O desporto ajuda-te a manter um aspecto jovem, mas a tua pele requer cuidados específicos adicionais, uma vez que durante o exercício se eleva o consumo de oxigénio e portanto a produção de radicais Livres, substâncias muito Ligadas ao processo de envelhecimento.
Além disso, o esforço intenso altera momentaneamente o sistema imunitário e deixa a tua pele mais vulnerável aos danos e envelhecimento produzidos pela exposição solar. O nosso organismo está preparado para combater os radicais livres, o problema surge quando aparece um excesso destas substâncias devido a uma má alimentação, poucas horas de sono, ao stress, abuso da radiação solar, poluição, álcool e tabaco. Estes são os factores que envelhecem a tua pele.

1 – Uma má alimentação
Quando não dás ao teu corpo as armas necessárias para lutar contra a proliferação de radicais livres, dá-se o envelhecimento prematuro e inclusivamente algumas doenças tão graves como o cancro, diabetes e problemas cardiovasculares. A nossa principal arma contra os radicais livres são os antioxidantes, moléculas capazes de prevenir a oxidação de outras moléculas e que se encontram principalmente nas frutas, verduras e cereais integrais; alimentos que já desde a antiguidade são reconhecidos como protectores da juventude e saúde.

2 – O sol

A exposiçao aos raios ultra-violeta é importantes do envelhecimento prematuro da pele e do aparecimento de manchas. Além disso, os desportistas treinam muitas vezes sujeitos às intempéries que envelhecem a nossa pele se não a protegermos adequadamente. Estes danos são maiores porque o nosso sistema imunitário se ve momentaneamente alterado por um esforço intenso. Deves usar creme com um factor de protecção muito alto e resistente à água, caso contrário o suor pode retirar a protecção, em qualquer treino ao ar livre, inclusivamente no Inverno, ao amanhecer ou
entardecer. O teu creme hidratante diário, em qualquer altura do ano, deve ter sempre factor de protecção solar.

3 – Falta de hidratação
Uma pele seca vai perdendo lentamente a sua flexibilidade e firmeza, por isso para conservar um aspecto juvenil deves
beber muitos líquidos e hidratar a tua pele por dentro e por fora.

4 – Perder peso demasiado rápido

Nunca deves emagrecer muito rápido, uma vez ue o volume das gorduras que modelam o teu rosto e corpo diminui antes de a pele podes reagir, de forma que a epiderme se deteriora. Além disso, a tua saúde, o teu estado de espírito e a tua forma física passam por uma deterioração que te fazem parecer e sentir mais velha. Ter um peso adequado é necessário para te manteres jovem, mas só se o conseguires de forma progressiva e sem privar o teu corpo de substâncias essenciais.
5 – Não descansar o suficiente

Durante o descanso o teu corpo elimina resíduos e neutraliza radicais livres; repóe-se do esforço e dos treinos. Como se não bastasse também é durante o sono que os tratamentos regenerativos e cosméticos tém mais efeito. Quando não dormes o suficiente, acumulas resíduos e não te recompões. Se dormes sempre pouco os efeitos acabam por ser irreversíveis: envelheces! Tenta deitar-te um pouco mais cedo ou fazer uma pequena sesta.

6 – Excesso de treino
As pessoas que treinam regularmente têm o seu sistema de defesa antioxídante reforçado, pelo que podem lutar melhor contra os radicais livres. No entanto, tudo tem um limite e este “escudo anti-radicais” não é instantâneo, se treinas demasiado sem estar bem preparado o teu corpo não se poderá defender. Aumenta progressivamente o volume e a intensidade dos treinos e a tua saúde, o teu rendimento e a tua pele vão agradecer.
7  – Não ingerir suficientes “gorduras boas”
Uma pele radiante tem a camada de lípidos que a cobre intacta. Deves ingerir gorduras para te manteres jovem e saudável, a chave está em escolher gorduras saudáveis como as que podes encontrar no azeite, peixe azul, frutos secos e sementes. Os cremes nutritivos também proporcionam à tua pele por via tópica algumas das gorduras de que necessita.

8 – 0 stress
Quando sentimos stress o nosso corpo reage segregando uma hormona chamada cortisol que provoca uma sobreprodução de energia e portanto aumenta a produção de radicais livres. Se o nível elevado de stress se mantém durante um tempo prolongado afectará o bom funcionamento do nosso organismo, da nossa saúde e o nosso aspecto. Aprende a levar as coisas com mais calma e a entender o desporto como uma forma de relaxar e não como mais uma obrigação.

9 – Não limpar a pele em profundidade
Eliminar células mortas e toxinas é fundamental para assegurar a regeneração da pele e evitar o envelhecimento prematuro. E imprescindível limpar e desmaquilhar a pele diariamente, bem como utilizar um esfoliante uma vez por semana, especialmente se costumas treinar em lugares com pó ou na cidade.