ASMA – POSSO FAZER DESPORTO?

TODAS AS PESSOAS DEVEM PRATICAR EXERCÍCIO!

• Apesar de o exercício físico poder ser um factor desencadeante de uma crise de asma, se a sua asma estiver controlada, não deverá ter qualquer limitação. A actividade física regular é até benéfica.

 

QUE TIPOS DE DESPORTO POSSO PRATICAR?

• A mensagem mais importante é que apesar de ter asma, deverá conseguir praticar livremente qualquer desporto, escolhendo os que mais gosta. Natação é um bom desporto para doentes com asma.

• Desportos com exercícios mais rápidos serão melhores (ex: sprints), comparativamente a exercícios de resistência (ex: corridas longas)

• Se, ainda assim, preferir estes desportos, siga as recomendações do seu médico. Quanto mais praticar, melhor tolerará o esforço. É fundamental, em todos os casos, a realização de um período de aquecimento e descompressão.

 

O QUE POSSO FAZER PARA AUMENTAR A TOLERÂNCIA AO ESFORÇO?

• A prática regular de exercício não só vai melhorar a sua tolerância ao esforço como ajudará a controlar a sua asma. SE TIVER UMA

asma

 

CRISE DE ASMA DURANTE O EXERCÍCIO QUANDO DEVO PARAR?

• Se a crise acontecer, apesar de estar a cumprir a terapêutica prescrita pelo seu médico assistente, cumpra o plano previamente definido com o seu médico para estas situações. Se os sintomas persistirem deverá interromper o exercício è procurar cuidados médicos. Aconselhe-se com o seu médico, estabelecendo um pIano sobre como proceder se tiver sintomas durante o exercício físico.

Deixar Comentário