Brócolos – Rica Vitamina C

Brócolos aliam versatilidade a um elevado valor nutritivo

Os brócolos têm um sabor muito característico. admitem diversas preparações culinárias, desde o cozid, assado, gratinado e, caso sejam tenros, a fritura.

Podem também ser consumidos crus. O tipo de brócolos mais utilizados é o calabrese, caracterizado por uma grande inflorescência central ou cabeça. Cada quilograma custa entre 1,25 e 3,45 euros.

Da família das couves, a cor dos brócolos varia do verde-escuro ao púrpura.

As inflorescências devem ser consumidas antes de as flores estarem abertas. Os brócolos são ricos em vitamina C, se não forem submetidos a cozedura demasiado prolongada em água abundante. Apresentam  outras vitaminas hidrossolúveis, do grupo B, e minerais, como potássio, cálcio, magnésio e ferro.

A quantidade de fibra é significativa. Pefira cabeças de brócolos bem fechadas, de cor verde intensa e com os botões florais do tamanho de cabeça de alfinete. Evite botões florais grandes, mal fechados ou com flores a abrir: significa que já passaram o período ótimo de colheita. O pedúnculo deve ser comprido e não estar oco. Conserve-os num saco de plástic perfurado até 5 dias.

1. Ajitae Outubro 3, 2011
  2. Download Mp3 Outubro 3, 2011

Brócolos – Rica Vitamina C

Brócolos aliam versatilidade a um elevado valor nutritivo

Da família das couves, a cor dos brócolos varia do verde-escuro ao púrpura.

1. Ajitae Outubro 3, 2011
  2. Download Mp3 Outubro 3, 2011