Cinco gestos que cuidam da sua saúde

DEIXE O CARRO EM CASA

Este seria um gesto benéfico tanto para a sua saúde como para o meio ambiente. O simples acto de não usar o carro como meio de transporte para o trabalho e preferir caminhar ou pedalar diminui a emissão de gases poluentes para a atmosfera e oferece-lhe a oportunidade de manter a boa forma física e psicológica.

Por exemplo, se pedalar durante 40 minutos, queima cerca de 300 calorias. Andar de bicicleta é também uma óptima forma de regularizar os níveis da pressão arterial, triglicéridos e cotesterol. Além disso, melhora a auto-estima, o humor e o bem-estar geral. Mesmo que seja pouco viável para si pedalar até ao seu local de trabalho diariamenta não deixe de experimentar este acto saudável, que respeita o ambiente, durante o fim-de-semana.

FAÇA UMA ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA

É certo que uma alimentação saudável assenta numa variedade de alimentos benéficos para a nossa —saúde. Mas sabia que também contribui para um planeta mais saudável? Por não serem cultivados com recurso a agrotóxicos ou pesticidas, os alimentos orgânicos trazem benefícios para todos. Por um lado, são compostos por mais antioxidantes e nutrientes e menos ácidos nocivos do que os alimentos convencionais, tornando-os fundamentais para uma alimentação saudável, por outro, contribuem para o meio ambiente, não contaminando os rios e solos nem desgastando estes últimos.

TELEVISÃO? NÃO MAIS DE QUATRO HORAS POR DIA

Sabia que ficar em frente do televisor mais de quatro horas por dia pode aumentar o risco de sofrer doenças cardiovasculares? É a conclusão de um estudo realizado por um grupo de investigadores de Melbourne, Austrália. Segundo essa pesquisa, quem passa mais de 240 minutos por dia a ver televisão tem 80 por cento mais probabilidades de sofrer deste tipo de doenças. Tudo porque não pode perder um episódio da sua série preferida. Agora, pense duas vezes antes de se sentar no sofá de comando em punho. Faça-o pela sua saúde e não só, O planeta também agradece. Sabia que uma televisão de 20 polegadas consome 60 watts por hora e que isso se verifica na emissão de dióxidos de carbono para o meio ambiente? Por isso, reduza o número de horas que passa em frente ao televisor e não a deixe ligada quando não está a ver.

NÃO FUME

O fumo do cigarro possui 4720 substâncias tóxicas diferentes e é responsável por cerca de 50 doenças distintas, das quais se destacam as cardiovasculares, as respiratórias obstrutivas e vários tipos de cancro – pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga. Além de ser nocivo para aqueles que fumam, o cigarro é também prejudicial para os não fumadores e para o meio-ambiente, colocando em risco a sua saúde e contribuindo para o aumento dos níveis de poluição. Não acha que são razões mais do que suficientes para deixar de fumar?

BEBA ÁGUA, MAS COM MODERAÇÃO

Diversos estudos defendem que devemos beber 1,5 litros de água por dia, ou seja, cerca de nove copos, para hidratar o corpo e ajudá-lo a filtrar os resíduos presentes no organismo.

Não há dúvidas de que a água é benéfica para a nossa saúde, mas quando consumida em excesso coloca em causa a sustentabilidade do nosso planeta.

Com isto, não queremos dizer que deve reduzir a quantidade de água que ingere diariamente, mas que deve fazê-lo noutros gestos do dia-a-dia. Sabia que 50 litros é a quantidade ideal para uma pessoa gastar na sua higiene e bem-estar diariamente?

Infelizmente, gastamos muito mais. Basta não desligarmos a torneira, enquanto lavamos os dentes ou tomarmos um duche, em vez de um banho.