Gap Step by Step

TREINO INTENSO CORPO SAUDÁVEL

É cada vez maior o número de pessoas que  procura o GAP. Uma modalidade com acção específica, mas com muita energia.

Exercício físico e auto-estima ficam renovados quase a 100%…

Muitos ginásios e health chubs incluem no mapa de actividades a modalidade GAP — Glúteos (ou nádegas), Abdominais e Pernas. Este tipo de treino visa exercitar de modo incisivo algumas áreas específicas da musculatura do corpo.

Segundo Paulo J.S. Batista professor de Actividade Física e Desportiva e Instrutor de Fitness “O objectivo principal do GAP é tonificar glúteos, abdominais e pernas — as chamadas zonas críticas do corpo feminino”.

Durante uma aula de 45/55 minutos o aluno(a) desenvolve amplamente a resistência muscular do seu trem inferior. E necessário complementar a prática do GAP com o trabalho de força, bem como o exercício da condição respiratória.

Modalidades como o BodyPump, Step e Spinning podem ser as opções mais indicadas. Tal como acontece noutras actividades físicas uma aula de GAP tem três fases. Para começar faz-se um aquecimento que tem como objectivo aumentar a circulação periférica e a temperatura do corpo.

Esta fase inicial aproximada de 10 minutos – pretende igualmente prevenir qualquer tipo de lesão.

Na segunda fase o instrutor orienta os alunos numa sequência de exercícios específicos para cada zona muscular (glúteos, barriga e coxas).

Paulo J. S. Batista salienta o facto de os exercícios se realizarem a uma velocidade moderada, favorecendo-se, assim, uma contracção mais eficaz dos

músculos.

Consoante a condição física do aluno pode-se recorrer ao uso de caneleiras, bastão ou step ,com o intuito de aumentar o trabalho muscular nestas zonas.

Para reduzir, ainda mais, o risco de sofrer lesões termina-se a aula de GAP com um período de alongamento.

E importante sublinhar o facto de a sequência de exercícios realizados durante

a aula ser alternada. Isto é, glúteos, abdominais e pernas são exercitados de forma aleatória,podendo ser seguidos ou não. Apesar de ser

maioritariamente procurado por mulheres o GAP tem vindo a atrair adeptos masculinos.

Não é para duvidar uma vez que as aulas estão praticamente cheias! De acordo com a experiência do profissional de fitness a prática de GAP é

extremamente gratificante porque os resultados são visíveis a curto prazo (músculos mais tonificados e mais definidos).

Fica o convite, “experimentem porque vão gostar”!.