Os alimentos que farão correr mais

Gasolina super para os seus músculos…

Tal como cuidar do seu treino, também deverá dar a devida importância à sua alimentação. Pense que “é o que come”. Assim, se quer render mais faça não deixe que lhe falte um dos “oito mais” na sua despensa:

1. MASSA

Todas as fontes de hidratos de carbono complexos em geral, além da massa, como o arroz, o pão, as batatas… estão na base de uma dieta saudável e são muito importantes para os desportistas. Se o seu treino for muito intensivo pode chegar a esgotar as suas reservas de glicogénio em menos de meia hora, por isso pode sofrer uma hipoglicemia numa corrida de apenas 5Km. com uma paralela e estrepitosa descida de rendimento.

2. CARNE

Os seus musculos são feitos de proteinas, que se obtêm mais facilmente a partir asa carnes vermelhas, de galinha e do peixe, apesar de no caso de preferir a opção vegetariana também as encontrar na soja, nos legumes e nos frutos secos. Estes alimentos são imprescindíveis à reparação celular.

3. LACTICÍNIOS

Além de serem uma excelente fonte de cálcio, garantem-lhe proteinas de grande valor biológico com um conteúdo de calorias não muito elevado, sobretudo se escolher as variedades “light”.

4. FRUTAS E VERDURAS

Conhecidas fontes de vitaminas e de minerais para o desportista ainda adquirem maior valor dado o seu conteúdo  em antioxidantes, que neutralizam os perigosos radicais livres que se gerem com o treino intenso.

5. AZEITE

As gorduras são imprescindíveis à vida, protegem os órgãos, transportam vitaminas… e entre elas encontramos o azeite, rico em vitaminas E e em ácidos gordos essenciais que protegem o seu sistema cardiovascular.

6. CAFÉ

Sim, apesar de não ser a substância mais saudável do mundo, temos que admitir que produz uma melhoria do rendimento físico e que ingerido em quantidades moderadas não prejudica o organismo. A cafeína ajuda o seu corpo a queimar a gordura com maior facilidade, de modo que reserva os seus hidratos de carbono para o final e por isso é recomendável em actividades físicas de resistência aeróbia. Não passe das 4mg por quilo de peso corporal (uma chávena pequena de café tem cerca de 110 mg), hidratese mais do que é habitual e tome-o pelo menos uma hora antes do exercício que vai realizar.

7. SUMOS

Graças ao seu conteúdo em açucar, os sumos são uma das melhores fontes de energia para o seu cérebro, que apenas usa glicose no seu metabolismo, Por serem líquidos, o seu corpo absorve-os mais facilmente ao mesmo tempo que se hidrata.

Se se sente em baixo de forma logo de manhã, beba um copo de sumo uma hora antes de ir treinar.

8. BARRAS E BEBIDAS DESPORTIVAS

Apesar de ser preferível recorrer às fontes naturais de nutrientes, a comodidade e a facilidade do uso, bem como de transporte faz com que os incluamos nos “oito mais”. O que prefere? Levar um melão ou uma barra de cereais na mochila do ginásio? Ambos lhe dão a mesma energia, as mesmas vitaminas e minerais, embora tenhamos que ser justos e seja necessário dizer-lhe que o melão também o hidrata e que a barra não.