Capilarização Muscular

A Capilarização Muscular não é nada mais nada menos que uma aumento da capacidade circulatória dos capilares  dos músculos .Este Efeito vai permitir um aumento de performance física muito por culpa da capacidade de conseguir fazer chegar a  maior quantidade de  aporte sanguíneo quando realiza algum movimento.

Hoje em dia é possível  ver aparelhos de electroestimulação com programas pré seleccionados para Capilarização Muscular, muito usado muitas vezes para evitar a perde de capacidade muscular por uma lesão que impeça de treinar e estimular em alguns casos de desportos de resistência as fibras musculares rápidas para melhorar a performance.

Mas através do treino diário e especifico é possível conseguir o mesmo efeito que os electroestimuladores. De Acordo acordo com estudos efectuados ,o número de capilares aumenta drasticamente durante um treino de resistência, alcançando um máximo de 380 a 2340 vasos sanguíneos por mm2, comparados com os 200 por mm2 em descanso.

Este aumento da superfície de trocas dos capilares na periferia possibilita um aumento do fluxo sanguíneo, favorecendo assim a capacidade metabólica do músculo.

Durante o exercício, a distribuição local do fluxo sanguíneo dentro do músculo depende do padrão de recrutamento das fibras. Um corredor de resistência com um ritmo de corrida

moderado recruta principalmente fibras de tipo I e o fluxo capilar dirige-se de forma selectiva para essa fibras.

Qual o Melhor Método para aumentar a Capilarização Muscular?

Um método efectivo para o aumento da capilarização é o método de resistência contínuo extensivo, com duração superior a 30 minutos, como por exemplo corrida continua na passadeira ou Ciclismo.

capilarização 1

capilarização

 

Um Comentário

  1. tomas 1 Outubro, 2017

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.