Coração Activo Vida Longa


A par de uma alimentação saudável, o exercício é dos melhores presentes que pode dar ao seu coração. Mexa-se, e os resultados não se farão esperar em bem-estar e longevidade.

O sedentarismo é fonte de muitas doenças, entre elas as cardiovasculares. Estudos unânimes revelam, desde há muito, que as pessoas fisicamente activas são mais saudáveis, ao diminuírem consideravelmente o perigo de virem a sofrer do coração, bem como os factores de risco inerentes: tensão arterial e colesterol elevados, diabetes, obesidade, stress…

Para além disso, a prática de exercício físico facilita o sono e a digestão, aumenta a energia, melhorando o bem-estar geral. O coração é um músculo que, tal como todos os outros, se fortalece com o treino.

Um trabalho aeróbico constante e de intensidade adequada faz com que as fibras musculares que compõem este árgão se tornem mais fortes. Isto permite-lhe bombear maior quantidade de sangue por batida e com mais facilidade, proporcionando-lhe mais saúde e alongando-lhe a vida.

Por actividade física entende-se exercitar o corpo de forma específica e regular, ou seja, 30 a 60 minutos diários.

Tempo versus intensidade
Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FCP), o tempo ideal para a prática de cada actividade depende do Esforço: quanto mais leve a actividade mais tempo exigirá. Por exemplo, caminhada, yoga, stretching ou voleibol  exercicios de baixa intensidade carecem de cerca uma hora para produzir efeito. Uma média de 45 minutos basta em actividade moderada, como caminhada vigorosa, andar de bicicleta, hidroginástica, nadar ou dançar.

Já as actividades mais enérgicas — aeróbica, jogging, nadar vigorosamente e jogar basquetebol — devem ser realizadas durante 20 a 30 minutos. O ideal será diversificar actividades e ritmos, tendo em conta as circunstâncias, forma física e estado de espírito.
caso de

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.