Correr para uma vida saudável

Sendo a corrida uma actividade bastante interessante, num dia de isolamento como o que estamos a viver neste período primaveril de 2020 (com a pandemia do #covid19), esta torna-se fundamental para ter uma vida saudável. Pois como é de conhecimento geral os ginásio estão fechados e não tens uma passadeira em casa é uma excelente opção para cuidar de si.

Sendo fácil de realizar tendo somente umas sapatilhas de corrida e um apoio tecnológico de controlo do treino como uma pulseira de ritmo cardíaco, exemplo de uma Miband4 ou outras…

Estudos científicos concluíram que certas pessoas que realizam cinquenta minutos de treino por semana, com uma intensidade específica, têm benefícios em termos de esperança média de vida, por outro lado reduz em aproximadamente 30% a probabilidade de vir a morrer de problemas cardiovasculares e 23% redução do risco de morrer com um cancro. Nota importante a reter: durante a corrida de intensidade adaptada a cada caso e a cada pessoa o nosso corpo liberta mais endorfinas, conhecidas como as hormonas do bem-estar e da felicidade. Contudo temos o reverso da medalha, as famosas lesões, para que estas não ocorram as dores são um indicador para cada um de nós, assim recomendo saber escutar o corpo e estar atento aos sinais que este dá para saber quando devemos parar.

Dicas sequenciais a ter num processo de iniciação:

  • início lento, de preferência com caminhadas
  • com adaptações iniciar a execução de passos mais rápidos e em seguida iniciar a corrida
  • correr no máximo durante 1 minuto. Em seguida volta para caminhada, descanse bem e volte a correr por mais um minuto.
  • estas propostas devem ocorrer 3 vezes por semana durante 20 minutos.
  • com o processo adaptativo e com uma condição física melhor, pode aumentar para 30 minutos ou no máximo 45 minutos.

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.