fbpx

DESPORTO – Os problemas do Problema

Do desdobramento do Problema a tratar quando pretendemos estudar o objecto de estudo- Desporto, julgamos poder distinguir as seguintes áreas de estudo:



1- As actividades desportivas — consideradas em si próprias, nas suas capacidades e potencialidades, independentemente da forma como possam vir a ser usadas, aos contextos em que sejam aplicadas e das populações que
possam senvir.
2- Os processos de utilização destas actividades desportivas– englobando a capacidade de compreender e conduzir os processos de iniciação e treino das actividades desportivas, o que integrará, naturalmente a relação orientador / orientado e a capacidade de adaptar a acção às situações específicas, quer ao indivíduo, quer ás situações, contextos, recursos e capitais disponíveis, assim como planear e programar estas actividades.
3- As estruturas organizacionais – que suportam quer o estudo, quer a utilização das actividades desportivas, a macro gestão, que integram o estudo e a análise das instituições e dos normativos que apoiam e orientam a utilização destas actividades e os sistemas em que actuam ( nomeadamente os sistemas, educativo, saúde, económico, industrial, desportivo — outra falha terminológlca, pois o sistema desportivo devia integrar todas as áreas em que o desporto intervém).

 

 

4 – A formação de quadros para as diferentes funções a desempenhar no quadro do desporto — que terá de considerar as múltiplas profissões do desporto e não unicamente, como agora se passa as ligadas á orientação do ensino e do treino. Terão de ser assumidas uma infinidade de formações, quer directamente quer em colaboração com outras instituições que tratem um conhecimento que faz fronteira com aquele que é desenvolvido cm instituições que tradicionalmente já estudam o desporto.

 

 

A CONCLUIR

É a resposta a estas questões, com uma estratégia e um método, que procuramos dar com uma orientação da investigação com um sentido operacional e com uma acção interdisciplinar que deu origem a esta exposição. Esta constitui, portanto um todo, como afirmamos na sua apresentação. Um todo que não está completo. naturalmente. Só o estará quando novas soluções constituírem alternativa mais favorável, quando investir nesta orientação deixar de ter interesse. Ate lá estaremos abertos ao diálogo e ao confronto, desportivamente.

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.