Faça carreira em HIP HOP

Se formos atrás na história, reparamos que nos últimos 20 anos as Danças de Rua, tornaram-se populares, foram observadas, quebraram a rotina, espantaram e entraram em voga. Esta forma de dança foi introduzida nos ginásios pelos professores dando origem ao Hip Hop.

 


Neste momento é ele que se encontra mais implementado a nível musical, mas não é possível demarcar um padrão musical fixo, porque pela sua natureza as Danças de Rua nunca param.

Se hoje a música é Hip Hop amanhã poderá ser outro estilo diferente. Dentro deste estilo de música existe o Soul, R & B, Funk, Rap, NewJack Swing, Ragga e mais o que estará para vir. Sendo os movimentos (estilos) executados na aula adaptados de acordo com a evolução da música.
Dentro do Hip Hop podemos distinguir duas vertentes pedagógicas: o Fitness e a Dança.

O Hip Hop Fitness traduz-se pela adaptação da ginástica aeróbica ao Hip Hop, através da transformação dos passos básicos desta ao estilo musical referido. Esta vertente surge pela necessidade de facilitar a transição da aeróbica para a dança.

O Hip Hop Dança impõe-se pela sua atitude, e por isso criou a sua própria moda, fugiu ao comum, surpreendeu tudo e todos. O seu grande objectivo é a expressividade, uma vez que este transporta para o ginásio a sua cultura e envolvimento.

Contudo, devido às características desta modalidade, é necessário não esquecer que o perfil do professor deverá ter características especiais. Sendo uma actividade que depende da criatividade, torna-se essencial um constante investimento, requerido por parte do professor, quer a nível prático, quer a nível pedagógico, no sentido de tornar cada vez mais as suas aulas aliciantes e conquistar um número de praticantes cada vez maior.

O professor para além de exercer uma acção permanente, no sentido de uma evolução contínua dos métodos de ensino, de uma forma a que se assuma como um facilitador da aprendizagem, é, simultaneamente, aquele que estabelece e regulamenta as relações humanas no seio do grupo.

Assim, um professor para que tenha sucesso ao integrar o Hip Hop nos ginásios, é necessário que seja capaz de cativar os seus alunos para esta actividade, apresentando boa capacidade de instrução, comunicação, execução física e carisma. Para atender estas necessidades e preencher certas lacunas existentes na formação universitária, o Centro Estudos Fitness sediado em Oeiras, criou um curso para formação de Instrutores de Hip Hop. O perfil CEF de um Instrutor de Hip Hop é bastante complexo. E necessário ter-se conhecimentos na área do Fitness, como música, domínio corporal, coreografias e liderança de grupo. Por outro lado, é preciso ter conhecimentos inerentes à Dança, isto é, alguma experiência como praticante ou bailarino, assim como capacidade coreográfica.

E fundamental que os professores realizem uma formação contínua tanto a nível teórico- prático, como é o exemplo do curso do CEF, como a nível individual, no que se refere ao vestuário e à selecção musical que se realiza para as aulas.
Somente assim, tendo em conta estes factores, se conseguirá dar mais qualidade.
1

2Comentários

  1. Sheila 4 Dezembro, 2014
    • Paulo Batista 4 Dezembro, 2014

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.