Hábitos saudáveis para prevenir AVC

 


O entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais (AVC)podem alterar a sua vida para sempre. Comece já hoje a mudar o seu estilo de vida e adoptar hábitos saudáveis para prevenir os acidentes vasculares cerebrais .

O Acidente Vascular Cerebral, AVC, é caracterizado pela perda súbita da função neurológica e actualmente é a principal causa de morte em Portugal. Este processo decorre perante uma situação de obstrução de uma artéria que irriga o cérebro ou o vasamento de um vaso sanguíneo, a chamada hemorragia.

Esta doença acontece subitamente e sem aviso prévio, deixando a pessoa paralisada ou com dificuldade de movimentar os membros de um mesmo lado do corpo, com dificuldades na fala e na articulação das palavras e, com um súbito défice visual de urna parte do campo da visão.

Este estado pode evoluir para coma. Trata-se de uma emergência médica que pode provocar graves sequelas, podendo mesmo conduzir à morte, caso a chegada ao hospital não seja rápida.

Como tal, convém saber quais são os factores de risco e vigiar a sua saúde. A doença cardíaca, a idade avançada, a hipertensão arterial, a obesidade, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, os anticoncepcionais hormonais, o tabagismo, a diabetes, o colesterol elevado, um acidente isquémico transitório anterior e a malformação arteriovenosa cerebral, são os principais factores de risco.

Como tal, se o seu perfil se enquadra dentro de algum destes grupos, tente levar uma vida saudável como forma de prevenção e praticar desporto ou fazer qualquer tipo de exercicio como por exemplo cardiofitness ou musculação.

Após a ocorrência de um AVC, o processo de reabilitação pode ser um longo caminho. Tudo depende das características do próprio acidente, da região afectada, da rapidez para minimizar os danos e do apoio recebido na altura.

É tudo uma questão de tempo e de ajuda. Relativamente a terapias, estas assentam em três níveis de tratamento: na fase da prevenção, na terapia imediatamente após a ocorrência do AVC e na reabilitação pós acidente.

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.