MEXA-SE! 5 REGRAS BÁSIÇAS PARA TREINAR SOZINHO


Se é daqueles que paga a mensalidade do ginásio, mas raramente lá põe os pés, talvez valha a pena adotar outra estratégia.

Ainda por cima agora que o IVA aumentou de 6% para 23%… Existem dezenas de alternativas para fazer exercício físico não o pormos em prática… Mas na rua, no parque ou em casa, recorrendo a coisas muito simples, pode fazer desporto — 20 minutos, meia hora ou uma hora.

Se do que gosta é correr e adora fazê-lo com música por companhia, experimente algo novo: o Yupiirun (www.yupiirun.com), um programa de diferentes treinos, com instruções de voz de personal trainers e músicas para as mais variadas corridas. Tem bandas sonoras para 15 minutos, meia hora, uma hora de treino, como para 5, 8 ou 10 quilómetros.

Se o tempo estiver bom, pode pegar na bicicleta e ir percorrer as novas ciclovias que se espalharam por todo o país e que são promessas de belos passeios: de Viseu a Santa Comba, de Cascais ao Guincho, em Vila Franca ou Matosinhos, há uma série de paisagens à sua espera. E até há as bicicletas gratuitas nalguns casos, se quiser: das Sugas, em Aveiro, às Pateiras, em Águeda, às Biclis, em Leiria, ou às Bicas, em Cascais, só não pedala quem não quer (ou não sabe).
Mas há mais propostas ao ar livre: há ioga no Parque da Cidade, no Porto  e tai-chi chuan e chi-kung, em Monsanto  e em Belém, minigolfe e ginásio ao ar livre no Jamor, em Oeiras, ou atividades náuticas no Centro Náutico da Praia de Faro. Os amantes dos parques também encontram circuitos ao longo de todos os percursos. E mesmo que esteja a chover a potes, não há desculpa para não fazer um programa simples em casa.

5 REGRAS BÁSIÇAS PARA TREINAR SOZINHO
1. A primeira coisa a fazer antes de iniciar um programa de treinos sem o apoio de um ginásio é estabelecer os seus objetivos. Se quiser emagrecer e tonificar, e ver realmente resultados, terá de treinar pelo menos três vezes por semana.

2. O treino cardiovascular é essencial para quem quer perder peso.
O ideal é fazer, no mínimo, 25 minutos de exercício aeróbico em cada sessão. Pode escolher correr, na rua ou numa passadeira, andar de bicicleta, saltar à corda ou simplesmente subir ou descer escadas. Em alternativa, se não quiser sair de casa, saltos de tesoura são uma boa opção, que consome muitas calorias.

3. Para treino muscular e tonificação, há uma série de opções fáceis de fazer em casa. Abdominais, prancha, flexões e agachamentos são boas alternativas, sem esquecer o levantamento de pesos, que até pode fazer com objectos que tenha em casa (garrafas ou pisa-papéis, por exemplo). Vale a pena investir numa bola de Pilates (grandes, em borracha, e muito versáteis), que permite realizar uma série de exercícios.

4. Vá aumentando o tempo e o peso á medida que sente que consegue realizar os exercícios com mais facilidade. Mas mantenha sempre o necessário bom senso…

5. Não se esqueça do aquecimento antes de iniciar o treino e dos alongamentos quando acabar a sessão. Fixe uma rotina e siga-a à risca, para evitar lesões e dores musculares.

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.