Nova descoberta no Combate à Obesidade

Foi descoberto um tratamento que os concorrentes de Peso Pesado vão considerar nos seus planos de emagrecimento.

Há esperança para os concorrentes do Peso pesado , assim como para todos aqueles que sofrem no corpo os excessos acumulados ao longo da vida. Ora, de modo a mais depressa nos redimirmos do sentimento de culpa, normalmente associado a quem não tem um grilo falante por perto na altura de se alimentar, surgem notícias airosas dos Estados Unidos, de onde provém, aliás, o formato original do programa agora exibido na SIC.

A descoberta foi feita em ratos, mas os pesquisadores acreditam que a possibilidade de transformar a gordura corporal num melhor tipo de gordura que queima calorias é extensível também ao ser humano, podendo, doravante, abrir portas a novos tratamentos. Como é que se chegou a vias de facto?

A equipa de investigadores da Escola de Medicina da Universidade John Hopkins reportou que a supressão de uma proteína ligada ao apetite, a NPY, reduziu o peso dos roedores e alterou a sua composição de gordura — a gordura branca, considerada a madrasta (má) da gordura, transformou-se em massa adiposa castanha, com efeitos benéficos para a saúde.

E, mais curioso ainda, quando os cientistas alimentaram os roedores com uma dieta rica em gordura, estes mantiveram o peso.

Branco vs Castanho
Quem diria que o castanho seria tão nosso amigo? (O chocolate não costuma ser!) De acordo com a publicação Cell Metabolism, a gordura Castanha ou termogénica é essencial para a protecção térmica dos bebés, uma vez que o seu metabolismo ainda não tem qualquer outro tipo de defesas.

No entanto, à medida que envelhecemos, a nossa propensão para gerar -calor corporal vai diminuindo e a massa adiposa é substituída pela gordura branca, responsável pelo excesso de peso e problema associados.
Após anos de pesquisas falhadas, a equipa norte-americana liderada pelo professor Sheng Bi considera agora que estimular o organismo para produzir mais gordura castanha seria uma forma ideal de controlar o nosso peso.
Completada a primeira fase da investigação, os investigadores esperam agora aplicar as
células de gordura castanha nos através da pele, que estimulará a perda de peso e redução da gordura branca.

Nos próximos anos, mais se saberá sobre a eficácia desta descoberta que potenciará novo: tratamentos contra a obesidade. Até lá vamos aprendendo um pouco mais sobre nutricionismo e Fitness no  Peso Pesado.

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.