Nutrição

Nutrição é o processo pelo qual as substâncias provenientes de alimentos e bebidas são transformadas, aproveitadas e eliminadas pelo organismo. É através da alimentação que obtemos os nutrientes, ou seja, as substâncias que vão constituir o corpo, fornecer energia e participar em inúmeras funções no organismo.
O QUE SÃO NUTRIENTES?

O termo genérico de nutrientes (ou nutrimentos) designa as substâncias que ao serem transformadas e utilizadas pelo organismo fornecem energia e que por isso se designam nutrientes energéticos (proteínas, hidratos de carbono e lípidos) e os que não fornecem energia mas são essenciais à constituição e funcionamento das células, tecidos e órgãos e por isso se designam reguladores (vitaminas, minerais, fibras e água). Mas os nutrientes energéticos também têm funções plásticas, isto é entram na constituição de diversas estruturas, e participam na reparação e funcionamento do corpo. Aliás, no caso das proteínas a sua função primordial é plástica e popularmente diz-se que são os «tijolos» do organismo.

bróculos

 

Quando o organismo não recebe energia suficiente, por exemplo dos hidratos de carbono, para se manter em bom funcionamento, as proteínas em vez de terem a sua função plástica são «desviadas» para a produção de energia. Por isso é que algumas dietas ditas de emagrecimento, e que fornecem energia muito abaixo das necessidades, são tão destrutivas e não emagrecem. É que o peso que se perde não corresponde a perda de gordura mas sim a diminuição dos músculos, outros tecidos e água.

 

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.