fbpx

Osteoporose quando os ossos enfraquecem

 

São quase 800 mil os portugueses que sofrem desta doença. Grande parte são mulheres…


 

São cada vez mais os portugueses a sofrer de osteoporose, uma doença que afecta sobretudo mulheres, que leva à progressiva perda de massa óssea e que está na origem do também crescente número de fracturas.Os ossos são compostos por uma parte orgânica e outra mineral. Apesar da aparência externa dura, por dentro os ossos assemelham-se a uma espécie de esponja, cheios de espaços, por onde viajam os vasos sanguíneos e onde se localiza a medula óssea.

 

 

 

Quando a osteoporose ataca, os ossos deixam de ter tanta densidade para ficarem menos densos, com isso tornando o esqueleto mais frágil e sujeito a fracturas. Ser mulher, de raça branca ou asiática, baixa estatura, nunca ter engravidado e estar na menopausa, ter hábitos de vida sedentários, ter fraca exposição solar e uma ingestão deficitária de cálcio e vitamina são factores potenciadores para o aparecimento da osteoporose. Mas se existem factores impossíveis de controlar, como o avançar da idade e da degradação celular que aparece com o envelhecimento, existem comportamentos que podem atrasar a progressão da doença.

Aumentar a ingestão de alimentos ricos em cálcio, como os lacticínios e seus derivados, aumentar a exposição solar, fazer terapêutica hormonal de substituição durante a menopausa e aumentar a actividade física melhoram consideravelmente o estado de saúde e combatem a progressão acelerada da patologia.Uma vez que a população está a envelhecer cada vez mais, é pois fundamental a adopção de comportamentos que impossibilitem a progressão da doença.

 

 

 

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.