fbpx

PREVENIR O SINDROME PRÉ-MENSTRUAL

Mais de metade das mulheres sofrem incómodos nos dias que antecedem a menstruação que se conhecem como síndrome pré-menstrual (SPM). Pode produzir distúrbios leves como retenção de líquidos no peito e pernas a sintomas graves como enxaquecas, dor de costas, depressão, alterações de humor, etc. 0 SPM está relacionado com as mudanças hormonais e pode prevenir-se seguindo estes conselhos:

• Pratica exercício durante todo o ciclo. Não deves parar de treinar, o exercício aeróbio suave antes da menstruação vai ajudar a eliminar líquidos e aumentar as endorfinas, que te mantêm de bom humor. Se não estiveres bem, deixa o exercício intenso para outra altura.

• Dá prioridade aos cereais integrais, arroz integral, verduras cozidas e frutas com casca, devido à sua riqueza em hidratos de carbono complexos com fibra que ajudam a evitar as mudanças de humor e a tendência para petiscar.

• Bebe mais de dois litros de água e se costumas fazer retenção de líquidos, toma infusões e sumos diuréticos (aipo e cenoura) ou sopas vegetais depurativas (cebola, alho, aipo).

• Aumenta os alimentos ricos em cálcio para além dos lácteos, como o sésamo, tahini, amêndoas, tofu.

• Se tens sintomas fortes, toma suplementos de vitamina B6 (combinado com outras vitaminas 8) porque diminuem a ansiedade, depressão e insónia. Também se encontra em alimentos como a levedura de cerveja, cereais integrais, gérmen de trigo, salmão, abacate e avelãs.

• E se tens menstruações longas ou muito abundantes, podes prevenir as anemias ferropénicas tomando alimentos ricos em ferro (carnes vermelhas, algas e leguminosas) com vitamina C (cítricos, morangos, kiwi, pimentos, etc.)

• Evita os queijos fortes (ricos em tiramina e sal), os alimentos salgados como aperitivos, que retêm mais líquidos, e os estimulantes como o café e bebidas revitalizantes.

• Se fumas, tens outro motivo para parar imediatamente. As fumadoras têm o dobro de possibilidades de desenvolver síndrome pré-menstrual – SPM.

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.