RAZÕES PARA FAZER AQUECIMENTO ANTES DO TREINO

Todos sabemos que o exercício para além de fazer bem à nossa saúde ajuda-nos a manter em forma física , mas para que se obtenha estes benefícios devemos treinar regularmente.

Mas se é uma das pessoas que ainda não faz exercícios os seus músculos podem não estar devidamente preparados para começar do nada , neste caso um bom aquecimento pode evitar lesões. Mesmo se já treina regularmente este momento não deve ser esquecido na sua rotina diária de exercício.

Se fizer um aquecimento antes de qualquer treino, vai reduzir muito as probabilidades de sofrer uma lesão, mas para além disso existem ainda outras razões para aquecer entes de treinar que passamos de seguida a enumerar:

1- O Aquecimento aumenta a temperatura corporal

O nosso organismo quando está a fazer exercício vai precisar de mais energia e oxigénio nas células, por isso quando faz o aquecimento além de preparar o seu corpo para o exercício vai estar a aumentar a temperatura ajudando o seu organismo a aumentar a entrega de oxigénio e nutrientes necessários às suas células.

2- Aumenta a circulação sanguínea para os músculos

OS seus músculos quando estão a ser recrutados para qualquer exercício vão gastar energia e oxigénio proveniente da circulação sanguínea.

Quando está a fazer aquecimento vai aumentar a circulação local bem como a elasticidade dos músculos que estão a ser recrutados por isso é este momento deve ter incluídos alongamentos, pois assim estes vão responder mais favoravelmente as solicitações especificas da sessão de treino.

aquecimento e alogamento no treino

3-Prepara o seu coração para o exercício

Sempre que faz um aquecimento de forma gradual vai estar a dizer ao seu coração que vai ter que bombear cada vez mais sangue para todo o organismo, assim este vai começar a trabalhar mais depressa para responder as necessidades energéticas e de oxigénio  que um determinado  exercício exige.

 

4- Diminui a probabilidade de sofrer uma lesão muscular

Quando solicita os seus músculos para um trabalho mais intenso como por exemplo o levantamento de pesos estes vão ter de se contrair mais depressa para ganharem mais força e consequentemente vão adaptar-se a esse estímulo para da próxima vez responderem melhor.

Para isso acontecer os músculos precisam de fluidos entre outras coisas para recuperarem do trabalho muscular, quando faz o aquecimento vai estar a dizer ao seu organismo para produzir esses fluidos para os músculos prevenindo assim lesões musculares provocadas pelo constante processo de contracção muscular e relaxamento que um sessão de treino solicita aos seus músculos.

 

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.