Seniores mas em Forma

 

Ter uma idade avançada não quer dizer que não se pode praticar exercício. Antes pelo contrário. A atividade física potencia a qualidade de vida
E os benefícios de um estilo de vida físicamente ativo incluem a redução da incidência de diversos tipos de doenças, como a diabetes, a obesidade e a osteoporose. Além disso, são várias as vantagens psicológicas e sociais inerentes à prática de atividade física. No entanto, para se obterem os efeitos benéficos descritos é necessário que a atividade física seja praticada regularmente.

.

Cuidados a seguir
Antes de iniciar qualquer modalidade é necessário que tenha em conta o seu estado de saúde e condição física. Através de uma avaliação funcional de qualidade, os treinadores recolhem dados fundamentais na prescrição das atividades indicadas ao objetivo pretendido.
Numa avaliação cuidada, é preciso medir a pressão arterial, o Vo2 máx (volume máximo de oxigénio inspirado), a percentagem de massa gorda para cruzar com o índice de massa corporal, medir os perímetros, a força e flexibilidade.
Só através da recolha destes dados é possível orientar para um exercício adaptado ao seu estado de condição fisica e ajudá-la a ganhar qualidade de vida.

.
Dar vida aos anos
Para se ter uma melhor qualidade de vida é necessário manter o peso dentro dos índices de massa corporal indicados. Sempre que o objetivo é perder peso e, em simultâneo, quer um corpo tonificado, é preciso entender como é que o organismo responde ao esforço do estimulo provocado pelo exercício físico.
O corpo para se manter em movimento necessita de queimar energia, o que acontece mais eficazmente em treinos aeróbios.


TONIFICAÇÃO MUSCULAR
Barriga: pranchas, para trabalhar os músculos abdominais. Exemplo: 3 vezes 15 segundos, em prancha longitudinal (apoiada nos antebraços e ponta dos pés) Pernas: agachamentos, para tonificar as pernas. Exemplo:
3 vezes 15 repetições de agachamentos com as pernas afastadas e costas direitas. Glúteos: ponte, deitada de barriga para cima, para tonificar os glúteos. Exemplo: 3 vezes 15 repetições, elevar a perna acima da cintura. Braços: levantamento de pesos. Sentado numa cadeira com pesos de 1 kg, para trabalhar o bicípite. Exemplo: 3 vezes 15 repetições, fletir e estender os braços com o apoio dos pés no chão.

 

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.