Suplementos no feminino

Perder peso, melhorar a alimentação, suprir alguma carência… conhece os suplementos que te ajudam a atingir os teus objectivos…

Por seres mulher e desportista tens necessidades muito especiais, a alimentação fornece-te 90% do que precisas diariamente para maximizares o teu rendimento desportivo sem prejudicares a tua saúde e o teu bem-estar.
Uma suplementação cuidada e inteligente pode ajudar-te a optimizar o esforça nos treinos e a prevenir défices nutricionais que podem comprometer a tua saúde e a tua perforniance, As principais prioridades a ter em canta passam pela recuperação após o esforça, prevenir défíces de micronutrientes fulcrais na saúde da mulher (ferro e cálcio) e promover a melhoria do rendimento desportivo.

RECUPERA
MELHOR

Depois do esforço físico, o teu corpo está ávido de nutrientes para repor o que foi gasto e permitir que estejas pronta para a sessão seguinte. O músculo foi um dos tecidos mais sacrificados e a sua reparação depende de uma ingestão proteica suficiente dado que a proteína é o seu principal constituinte.

Aqui entram os concentrados proteicos, além da proteína que ingeres na alimentação, uma suplementação com proteína de soro de leite (whey) tem vindo a mostrar claros benefícios na manutenção da massa muscular e na recuperação. Tudo porque é uma fonte proteica de alto valor biológico, rica em aminoácidos essenciais especialmente os de cadeia ramificada (BCAAs) que promovem de forma eficiente a síntese proteica e serve de combustível do músculo.

Na verdade, um doseador de whey tem a mesma proteína de 90-lOOg de carne ou peixe mas, graças ao processamento a que foi sujeita, aos teores mínimos de gordura e lactose, tem uma digestibilidade perfeita para quando o corpo precisa de algo fácil de digerir, absorver e metabolizar.
Não vais ficar com o dobro do tamanho por tomar proteína, trata-se de um nutriente essencial para a mulher desportista e que te pode ajudar até a perder gordura além de ser eficaz na melhoria das defesas imunitárias.

E para ganhar massa muscular?

A mulher tem mais dificuldade em ganhar massa muscular mas não é de todo impossível. O primeiro passa por
uma suplementaçao que privilegie a sintese proteica e a reposiçao do glicogénio muscular quando as condiçoes estão mais propícias para o efeito, ou seja, após o treino. Nesse sentido, deves optar por um batido de whey que deves combinar com uma fonte de hidratos de carbono de moderado a elevado impacto glicémico como a banana ou flocos tipo cornflakes. De uma forma geral deves evitar os chamados weight-gainers que tem a mistura de proteina e hidratos já feita, alguns tem elevados teores de açucar e nem sempre proteina suficiente por dose.  Ainda assim já encontras no mercado produtos com proteína de elevada qualidade e hidratos não açucarados,  alguns até com flocos de aveia como ingrediente. Nao encares toma recomendada como dose obrigatória e nesse caso ajusta a dosagem para ingerires entre 20 a 30g de proteína com 40 a 60 g de hidratos de carbono.
Para este objectivo o tipo de treino mais indicado é o de força, com pesos, mas podes e recomenda-se que faças sempre algum exercicio aeróbio para que mantenhas uma boa condiçao cardiovascular e minimizes os ganhos de gordura mesmo que estejas a comer um pouco mais.