Tendinites e Paratendinites do Aquiles

.“O tendão de Aquiles resulta da união de três músculos da face posterior da perna: o gémeo interno, o gémeo externo e o solear. O tendão insere-se na parte de trás do cakâneo, vulgarmente designado osso do calcanhar, e é recoberto por uma capa envolvente, denominada bainha. O tendão propriamente dito e a sua capa são separados por um tecido celular gordo que se chama paratendão.


É à inflamação do tendão a que se dá o nome de tendinite, enquanto a inflamação do paratendão é a paratendinite”, explica Virgílio Severino, especialista em Ortopedia com pós-graduação em Medicina Desportiva.

As causas de uma tendinite ou de uma paratendinite podem dividir-se em factores intrínsecos, inerentes à própria pessoa, e extrínsecos, resultantes de factores externos.

Nos factores intrínsecos mais comuns conta-se a perda do arco interno do pé, o dito pé plano, vulgarmente chamado pé chato. Também o varismo dos joelhos e da tibiotársica, ou seja os joelhos metidos para dentro; pouca flexibilidade nas cadeias musculares posteriores dos membros inferiores e as dismetrias, um membro mais comprido do que o outro, neste caso uma das pernas. “O sintoma maior da tendinite é a dor espontânea e que aumenta com a palpação. A intensidade da dor, a sua frequência e duração é muitas vezes reflexo da gravidade e prognóstico desta patologia”, refere este ortopedista, que explicou os cinco graus clínicos em que se pode dividir a tendinite. No Grau I,a dor aparece depois da actividade física, mas não dificulta a prática desportiva. No Grau II, aparece no início da actividade física, desaparece durante o esforço e não dificulta a prática desportiva. No Grau III, no entanto, a dor já é presente antes, durante e depois da actividade física, e interfere gravemente na prática desportiva. No Grau IV a dor é contínua, mesmo em repouso. O Grau V é aquele que conduziu  a este artigo, ou seja, a ruptura aguda e completa do tendão, que obriga a intervenção cirúrgica.

.

Lembre-se que mais vale prevenir do que remediar. Faça exercício regular moderado, com atenção ao aquecimento e aos alongamentos. Use calçado apropriado e de boa qualidade, mesmo para simplesmente dar aqueles longos passeios a pé que fazem tão bem, e não se esqueça de beber água.

Um Comentário

  1. venta apartamentos bogota usado 17 Setembro, 2011

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.