MAS AFINAL O QUE É A ENERGIA E COMO SE MEDE?

MAS AFINAL O QUE É A ENERGIA E COMO SE MEDE?

A energia fornecida pelos alimentos e bebidas é medida em «calorias», que correspondem à quantidade de calor necessária para subir a temperatura de um litro de água em 1 grau centígrado. Imagine uma panela com um litro (isto é 1ooo g) de água à temperatura de 300C. Põe a panela ao lume e quando a temperatura sobe para 310, sabe que para esse aquecimento foi necessária uma caloria (ou melhor, 1 kilocaloria).

Ora, com os alimentos e bebidas o caso é similar. Dizer que 1 colher das de sopa de azeite (cerca de 9 gramas) fornecem 81 calorias é semelhante a dizer que os lípidos do azeite, ao serem transformados no organismo forneceram uma quantidade de energia equivalente a aquecer 81 litros de água, por exemplo, de 30 para 31 graus.
Mas o leitor já viu rótulos em que, por exemplo, 100 g de um alimento fornecem kcal ou 197kJ (1 kcal é equivalente a 4,184 kJ) É que kJ (kilojoule) é uma unidade de energia e essa é a denominação correta. Mas a linguagem do dia-a-dia sobrepõe-se à linguagem científica e «caloria» acaba por ser a palavra mais usada.

nutri
Portanto, a absorção e utilização dos nutrientes energéticos fornece a energia de que as células precisam. As proteínas e os hidratos de carbono fornecem 4 kcal por grama e os lípidos 9 kcal por grama. Já o álcool etílico fornece 7 kcal por grama. No entanto, a energia que fornece não é usada para o funcionamento das células mas aumenta a gordura corporal.

As necessidades de energia e nutrientes variam ao longo do dia. Com uma alimentação completa, variada, equilibrada e adequada podemos obter tudo o que precisamos para nos mantermos saudáveis.

Deixar Comentário