ANDAR COM ELEGÂNCIA

Esta  prova (ANDAR COM ELEGÂNCIA) consiste em caminhar normalmente pela sala enquanto o especialista observa os nossos gestos para detectar a existência de algum problema. Caminhar nas pontas dos pés… em seguida baixar os calcanhares e levantar as pontas o mais possível.., até é engraçado fazer movimentos que não estamos habituados. Depois baixamos-nos o mais possível para ficarmos de cócoras e percebermos se existe alguma lesões nos joelhos.

Verdade seja dita: custa um bocadinho tentar andar com naturalidade quando se tem um médico a observar todos os movimentos; começamos a imaginar que existem doenças que permaneceram escondidas todo este tempo e das quais finalmente iremos tomar conhecimento. Mas os pensamentos têm que ser positivos porque se houver alguma coisa é melhor que seja tratada a tempo… Não se esqueça que, se houver alguma coisa de errado, aparecerá mais cedo ou mais tarde, pelo que convém que seja “mais cedo” e atempadamente.

O exame prossegue: os olhos, a boca, o estado da pele. Com o estetoscópio ouve-

-se o bater do coração e em seguida os pulmões são examinados. O veredicto vem logo a seguir: um sopro sistólico* que não padece de muita preocupação porque é um facto normal nos desportistas. O coração é tão eficiente que quando treina puxa o sangue com muita força, o que pode fazer com que se “escape” um pouco pela válvula aorta.

Bem, já é uma honra possuirmos características de desportista!

  • Chama-se sopra porque o sangue ao passar através do “abertura” da válvula aorta produz um som semelhante o um sopro. Sistólico vem de sístole que diz respeito à contracção do coração já que o sopro ouve-se quando coincide com as batidas.

andar1

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.