Andar de bicicleta pela saúde

Agora que o bom tempo veio para ficar, andar de bicicleta é uma ideia a ter em conta para melhorar a sua saúde.

Não importa a idade, o tempo que tem disponível ou se costuma fazer exercício Fisico. O importante é começar e aproveitar o ar puro.

Andar de bicicleta é uma boa opção para a prática de atividade física regular. É mesmo uma forma efetiva de integrar o exercício físico na sua rotina diária. Mais, é uma atividade relaxante, saudável, e que ajuda a queimar muitas calorias

É um tipo de exercício com pouco impacto, sendo acessível a pessoas de qualquer idade e permitindo sessões longas praticamente sem risco de lesão associada ao próprio exercício.

Com o investimento em infraestruturas para a utilização da bicicleta nas grandes cidades (vulgarmente designadas por ciclovias), é cada vez mais possível utilizar a bicicleta como meio de transporte, o que para além de promover um bom estado de saúde minimiza uma boa parte do orçamento familiar dedicada ao automóvel.

Por outro lado, possibilita uma prática de atividade física regular de fácil acesso e sem custos adicionais.

Recomendações para principiantes.

Se optar por pedalar na cidade e não se sente confiante com os perigos que o trânsito pode representar, é possível inscrever-se em cursos de condução de bicicleta em meio urbano, geralmente promovidos a nível do municipal. Se vai iniciar ou regressar passado algum tempo à atividade física, comece devagar. Escolha locais de que goste e nos quais sinta prazer em andar de bicicleta.

Por exemplo, em contacto com a natureza ou numa ciclovia com vista para o mar. Inicie a sua atividade sempre com um aquecimento e termine qom um retorno à calma gradual, para que o coração volte ao seu ritmo normal confortavelmente. Dedique algum tempo aos alongamentos, que representam uma forma eficaz de evitar lesões.

Beba água em pequenas quantidades antes, durante e após a atividade, especialmente quando está calor. Use equipamento confortável e adequado a este tipo de atividade. Pratique de três a cinco vezes por semana e estabeleça objetivos claros.

Perda de peso? Melhoria da condição física? Simples prática diária de exercício físico? Depois é importante elaborar um plano semanal, associado aos seus objetivos.

Consulte um especialista em prescrição do exercício para o ajudar a definir um plano para os percursos de bicicleta que esteja de acordo com o seu perfil e os seus objetivos.

Equipamento adequado para andar de Bicicleta

Atualmente, existe no mercado uma vasta oferta de material e de lojas especializadas. Pode informar-se detalhadamente sobre qual a bicicleta indicada para si.

Deve ter em conta fatores como o tipo e tamanho do quadro, a altura da bicicleta, tipo de manípulos, travões, se- fim, carretos, rodas, pneus, entre outros. Não deve esquecer o uso de um capacete apropriado por questões de segurança e a utilização de vestuário e calçado confortáveis e apropriados.

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.