Correr na gravidez – Podes!

Se a tua gravidez não tiver nenhuma complicação e tiveres autorização do teu médico e se já corrias antes de ficar grávida, podes continuar a praticar o teu desporto favorito enquanto esperas pelo teu filho.

Não vais melhorar as tuas marcas, mas podes desfrutar do running. Deves ouvir o teu corpo e adaptar-te às mudanças, corre apenas nos dias em que te apetece. Não te preocupes com o teu rendimento, e podes sempre ficar apenas a caminhar. Mesmo que agora te pareça impossível, vais recuperar a forma muito rapidamente depois do parto e correr mais rápido do que nunca. Se nunca correste, esta não é uma boa altura para começar, mas podes caminhar e fazer actividades aquáticas durante toda a gravidez.


Nível intermédio: Já corrias há pelo menos 6 meses antes da gravidez cerca de 25km por semana


Primeiro trimestre: podes continuar a mesma rotina, 20-25km, 3-4 vezes por semana, intercalando um dia de descanso entre eles. Corre ao teu ritmo, sem mudanças de ritmo e evitando as horas de muito calor.

Segundo trimestre: Se correu tudo bem no primeiro trimestre, te sentes bem e te apetece correr, podes continuar ao mesmo ritmo. Procura lugares planos.

Terceiro trimestre: Continua a rotina desde que te sintas confortável, fala enquanto corres para te assegurares de que levas um ritmo suave. Se baixaste muito o ritmo, diminui a distância ou caminha.

 

Nível avançado: Já corrias há pelo menos 6 meses antes da gravidez mais de 25km por semana


Primeiro trimestre: podes continuar a tua rotina de corrida desde que não faças intensidade, séries, mudanças de ritmo, nem participes em provas.

Segundo trimestre: podes correr a ritmo suave até 5 vezes por semana. Intercala dias de aqua-running ou natação.

Terceiro trimestre: certamente já te sentes pesada, mas não há razão para deixar de correr se te apetecer, claro. Vai ajudar-te a controlar o peso, comer melhor, as pernas vão inchar menos e podes sentir-te mais ágil e de bom humor. Já sabes que podes sempre caminhar ou ir à piscina quando não te sentires com força para correr.

Um Comentário

  1. ROSY ROCHA 17 Setembro, 2013

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.