CRIANÇAS HOJE… Gordos para a Vida!

CRIANÇAS HOJE… Gordos para a Vida!

“Gordos para a Vida”.

Todos nós sabemos que as crianças e os jovens hoje, serão amanhã adultos. No ano de 2002, no CIO (Congresso Internacional de Obesidade), foi focado que: “ É a primeira geração em que as crianças poderão vir a falecer primeiro que os pais”.

Esta mensagem dá que reflectir sobre o tipo de vida/ alimentação estamos a dar às nossas crianças e jovens, pois cada vez se encontram os mais “gordos” da Europa, logo se pode afirmar que é uma população de risco e que daqui a 20 anos serão os adultos deste país – provavelmente obesos. É de realçar que obesidade leva a elevados níveis de morbilidade e mortalidade. Deixa de ser uma situação grave do indivíduo e passa também a ser da sociedade (a nível de saúde e de produtividade). Trata-se de um problema social.

gordos

O problema foi diagnosticado, onde poderá estar a solução?

Sabendo nós que as crianças e adultos que se enquadram nestes escalões etários têm um estilo de vida bem mais sedentários do que quando tínhamos a idade deles. Define-se um sedentário pelo tempo que está sentado, ou seja, que pratica o Sitness. Adicione a má nutrição e temos o pack completo para uma saúde de risco.

Medidas a tomar?

– Envolvê-los em ser fisicamente ativos;

– Ter uma pratica regular de exercício físico. “Fun” para ser “Fit”. Principalmente, as crianças e jovens procuram algo que seja atual, divertido e simples.

– Prescrevemos o que achamos que eles gostam, contudo por vezes e na maioria das vezes falhamos.

– Devemos proporcionar o treino de força tradicional, o treino funcional, as atividades de grupo como as localizadas, aulas baseadas em artes marciais, dança, ciclismo indoor, pilates, e pouco mais, pois como se sabe as crianças começam sempre pela natação, a ginástica, o ténis, o futebol e depois, dos 18 anos?

– O “Born to Move”. É um programa que divide as crianças e jovens em 5 escalões (2/3; 4/5; 6/7; 8/12 e 12/16). Uma das mais valias deste programa é que cria uma base para depois existir uma continuidade para as atividades de adultos. É um contínuo muito interessante para que percam o medo de fazer algo que não conhecem e não dominam. Desenvolve ainda algo muito importante, o sentimento de pertença. O Ginásio ou o Clube de Saúde passa a ser o seu espaço. Quando interiorizado é muito forte. Para isso eles necessitam de Líderes, como é o caso do professor de Actividade Física, o Mister ou mesmo o profissional de PT / instrutor de sala…

gordos1

Você é uma Líder?

Como nos diz o Prof Luís Cerca: “Liderança pelo exemplo. Sendo assim, o primeiro passo é mostrar que existe um caminho diferente e possível. Acredite e faça-a alcançar. O amanhã pode vir a ser bastante negro. Pense o quanto agradecidas, as crianças e jovens irão ficar, por termos tido a preocupação de os levar a ser adultos saudáveis e felizes.”

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.