Cuidados alimentares nos idosos



Se já chegou à terceira idade, não descure os bons hábitos alimentares, exercício físico e sobretudo companhia, e alguns cuidados alimentares .

Melhorar a qualidade de vida e o bem estar da população idosa passa por adoptar práticas alimentares saudáveis. Os conselhos nutricionais que se seguem pretendem ser simples, de forma a ser aplicadas em prol da saúde dos mais idosos.

• Faça uma alimentação variada. Não existe um alimento que, só por si, forneça todas as substâncias (nutrientes) de que o organismo necessita para se manter saudável. Todos os alimentos possuem propriedades distintas devendo, por isso, estar presentes, alternadamente, no dia-a-dia alimentar.

• Consuma quantidades elevadas de frutos e produtos hortícolas. Estes alimentos, protectores do organismo, devem ser representados pela ingestão diária de 2 a 4 peças de fruta (se necessário cozida) e a presença constante de sopa (se necessário passada) às duas refeições principais.

• Beba água mesmo que não sinta sede! Cansaço, irritabilidade , infecções urinárias repetidas e dores musculares podem estar relacionadas com processos de desidratação, muito comuns nos seniores. A ingestão de água consegue-se através de sopas, água simples, infusões (tífla, erva-cidreira, etc.), fruta, sumos e limonadas.

• Coma pequenas quantidades, várias vezes ao dia (5 a 6 refeições por dia), em intervalos inferiores a 3 horas e meia. Uma boa distribuição dos alimentos ao longo do dia, ajuda a manter um peso estável e fazer uma alimentação equilibrada.

• Reduza o consumo de sal. Em indivíduos predispostos, o sal provoca um aumento da tensão arterial, responsável por um grande número de acidentes mortais.

• Evite a solidão. Comer deve, também, ser sinónimo de prazer! A mesa é um excelente local de convívio, transmissão de afectos, opiniões, de descanso mental e repouso. Coma sempre na companhia de familiares e amigos.

• Sempre que possível mexa-se. O exercício fisico e uma alimentação saudável estão na base de ossos, músculos e coração saudáveis, para além de prevenirem o cancro.

Siga estes cuidados alimentares se é idoso ou tem idosos lá em casa

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.