Deve consumir sumos de fruta Light ou não?


Falamos de sumos de fruta (Light ou não). Os sabores são para todos os gostos, desde o clássico de laranja até uma qualquer combinação manga/laranja.

A palavra sumo transpira conceitos associados ao fitness e à saúde, as embalagens têm um visual atraente, exibindo um sem-número sedutor de vitaminas e outros nutrientes adicionados. As campanhas publicitárias chegam a nossa casa todos os dias, quer pela televisão, quer pelo correio com sorteios muito apetecidos nesta estação do ano — Viagens… Existem algumas questões que ao optarmos por sumos deveremos responder…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os sumos podem substituir a àgua?

Não. Podem ser bons fornecedores de água, mas nunca substitutos. A água não tem valor calórico. Precisamos de 1,5 litros de água por dia, em média, mas não podemos beber 1,5litros de sumo por dia, de forma nenhuma.

A que se deve este aumento no consumo e na variedade de sumos?

Por um lado a uma oferta muito grande neste sector, por outro lado a falta de tempo leva a que a maioria das pessoas pense que beber sumos de fruta é mais prático do que comer fruta tendo a vantagem de muitos serem lights, e daí não engordarem tanto!?

Os sumos engordam?

Claro que sim, basta ver o valor calórico. Vejamos que cada peça de fruta tem em média doze a quinze gramas de açúcar, ora se um copo de sumo tem três a quatro

O sumo Light é menos

calórico dado a adição de

corantes

 

peças de fruta (dificilmente consumiríamos tal quantidade de fruta de uma só vez) logo o valor calórico é multiplicado pelas peças de frutas que compõem o sumo. Por outro lado os sumos são alimentos líquidos, por isso de digestão rápida e de saciedade menor do que a fruta: esta proporciona uma sensação de plenitude gástrica muito maior e mais duradoura pelo facto deter fibra e de ser mastigada. Por tudo isto, os sumos podem facilitar o aumento de peso, o que pode ser útil no caso de uma anorexia ou de uma magreza constitucional, mas pode ser péssimo se a pessoa quer manter o peso ou mesmo perder.

Como se pode avaliar a composição, a percentagem de fruta?

Nas embalagens existe uma descrição nutricional do produto — rótulo. Aí são mencionados os nutrientes que fazem parte da composição do sumo. Por legislação um sumo 100% é só sumo, não sendo obtido a partir de outras substâncias, O néctar contém cerca de 5O% de sumo — atenção aos açucarados. O light”, é menos calórico (pode ser sumo ou néctar), por vezes graças à adição de adoçantes artificiais. O sumo do dia é um sumo 100%, refrigerado e de curta duração, vem em recipiente fechado e opaco.Não sabemos a quantidade de vitaminas presentcs nestes sumos, pois isso depende do tempo decorrido entre a preparação e o empacotamento — é impossível precisar quanto tempo houve de oxidação.Por outro lado, a pasteurização são submetidos deteriora algumas vitaminas, como avitarnina C e as do complexo B que são sensíveis ao calor.

Quais são os melhores sumos do ponto de vista nutricional?

São os que são preparados e consumidos na hora, pois aproveita-se a grande maioria dos nutrientes, tais como as fibras. Os piores são os refrigerantes porque contêm muita pouca fruta além dos corantes e conservantes.

Um Comentário

  1. Camille 29 Junho, 2011

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.