Em Boa Forma na Passadeira

Cada vez mais existe uma passadeira ergonómica em casa. A razão é simples: podemos caminhar ou correr neste aparelho, o que se torna prático já que é adaptável a diversas situações, tais como o aumento da velocidade, a simulação de subidas ou a mudança de inclinação. E é você, quem assume o controlo do aparelho evitando situações de risco, como a fadiga ou enjoos. Mas mais agradável é o facto de a podermos usar independentemente da zona climatérica.

Dizem os especialistas na matéria que o uso de uma passadeira deste tipo se assemelha ao da bicicleta ergonómica, e essa perspectiva não espanta, pois, o resultado final evidência a capacidade de emagrecer, ganhar fôlego e fazer o coração trabalhar melhor, além de modelar as ancas e as pernas. Se em vez de se limitar a andar, e optar pela corrida, os resultados surgem com maior rapidez. Ao inverso, e como alerta o professor Paulo J.S. Batista (professor Actividade Física e Desportiva): “Ter uma passadeira apenas para utilizar uma vez por outra equivale a dizer que não retira proveitos suficientes pois, não pode sentir o progresso que se pretende em termos físicos além de que pode sobrecarregar o seu organismo .

 

 

Ela está por toda a parte. Nos ginásios, health clubs
e até mesmo em nossas casas. A passadeira ergonómica
tornou-se num valioso elemento de manutenção, ajudando
a queimar calorias.
Especialmente em sua casa

PARA COMEÇAR

Antes de mais é necessário calcular a sua frequência cardíaca máxima (220 — a idade) e multiplicado pela percentagem indicada a cada mês. O resultado é quanto o seu coração deve bater por minuto durante o exercício. Por exemplo, se você tiver 30 anos: 220-30 = 190;vezes 50% (percentagem do primeiro mês de treino) = a 95 batimentos /min. Se durante o exercício a sua frequência cardíaca estiver abaixo do indicado, aumente a velocidade da passadeira. Se a frequência estiver alta, baixe a velocidade.

 

OBJECTIVOS
A utilização c traduz-se em resultados consistentes nos seguintes níveis: queimar gordura, ganhar maior fôlego e resistência aeróbica, condicionar o corpo para a corrida e, um elemento sempre importante nestas coisas, o emagrecer entre 3 a 5 quilos se mantiver uma actividade regular durante três meses. Nunca esquecer que tais resultados só podem ter algum valor se, em paralelo, for capaz de controlar a sua alimentação, o que o vai ajudar a perder peso.

 

Que tipo de passadeira usar:

Hoje em dia os equipamentos mais sofisticados têm um medidor para calorias queimadas, a distância percorrida, o tempo utilizado em exercício, a velocidade e a frequência cardíaca. O apoio lateral na passadeira serve para dar equilíbrio pelo que não deve colocar o seu peso nessas barras laterais, apenas apoiar- se ligeiramente.

 

Que tipo de vestuário:

Deve utilizar uma vestuário desportivo adequado, começando por calçar uns ténis com amortecimento, indicados para andar ou correr. Este ténis deve proteger as articulações dos impactos e manter o pé firme. Utilize roupa que aconchegue o corpo, calções e t-shirt ou top (no caso da senhoras).

 

Como andar/correr na passadeira:

Ao iniciar a sua actividade na passadeira deve fazê-lo sempre com uma caminhada lenta para treinar o seu equilíbrio. Tente olhar sempre em frente.
Se virar a cabeça muito rapidamente para trás ou para os lados pode desequilibrar-se e mesmo cair. No final de cada exercício caso se sinta tonto mantenha-se algum tempo na passadeira até recuperar o equilíbrio, só então deve deixar os apoios laterais e movimentar os braços, o que vai ajudar a intensificar o trabalho cardiovascular. Se não gosta de correr pode criar um coeficiente de dificuldade maior inclinando a passadeira. No final do exercício faça alongamentos das pernas.

Uma observação:

A corrida é um exercício de impacto pelo que, em caso de problemas de articulação, ou se está acima de um peso indicado, é aconselhado fazer apenas caminhada.

Quando inicia a utilização da passadeira ergonómica deve fazer uns 5 minutos de aquecimento a uma velocidade entre os 3 e os 5 km/h (ver mostrador).

 

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.