Faça do Fitness a sua vida!

A opção de fazer carreira no universo Fitness tem sido, cada vez mais, alvo de procura.

Os adeptos desta filosofia, espírito ou forma de estar na vida pretendem sempre ir mais além especializando-se. Na realidade, este panorama espelha claramente o grande fenómeno que o fitness se tem revelado.

Actualmente, este é parte integrante da vida quotidiana. As pessoas aperceberam-se o quão importante é manter e conservar um estilo devida saudável e cuidarem de si. E quase como que uma necessidade intrínseca que não pode ser descurada.

Assim, o conceito “mente sã em corpo são” evidenciou um boom tremendo. Desta forma, para fazer face às exigências do mercado, é necessário investir-se na formação profissional.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Existem duas situações que merecem ser focadas: aqueles que estão a pensar fazer um curso de instrutor fitness para, futuramente, fazerem disso carreira e aqueles que já são profissionais do meio e pretendem aprofundar os seus conhecimentos técnicos ou enveredar por outras especializações.São múltiplas as áreas dc instrução disponíveis neste sector. O nosso pais é dotado de entidades formadoras competentes para leccionar temas tão vastos como: musculação, personal training, cursos de formação complementar na área da nutrição e orientação das populações especiais (para quem sofre de diabetes; doenças cardiovasculares, problemas de coluna e osteoporose; para quem necessita de controlo de peso; para quem precisa de acompanhamento num treino desportivo de alto rendimento ou supervisão em fases especiais). Como tal, se está interessado em seguir este ramo é aconselhável tomar em consideração alguns pontos que o ajudarão a ser um profissional de fitness apto, competente e bem sucedido. Tome nota…

Um factor relevante quando proceder à selecção de um curso de formação é assegurar–se que este dispõe de um estágio profissionalizante obrigatório. E porquê? É comum, muitas vezes, que o aluno acabe por ficar colocado no local onde realizou o estágio. É, também, importante que a entidade formadora seja reconhecida e acreditada  e estabeleça boas relações de trabalho e parceria com os ginásios e healtb clubs  de referência nacionais.Se possível, o ideal é que os cursos decorram nas instalações desses mesmos conceituados clubes. Isto proporciona aos alunos a possibilidade de aprender em situações reais de aula, oferece um vasto leque de equipamentos com os quais se podem familiarizar, incute um ritmo de trabalho semelhante ao que irão encontrar no futuro, o que só os pode beneficiar em situações profissionais posteriores.

Por fim, é, ainda, de extrema relevância a especialização e aptidão dos formadores. Certifique-se de que está a aprender com os melhores. Nestes casos, a pedagogia, a didáctica e a experiência são uma mais valia decisiva. O próprio ambiente das aulas deve ser considerado. Uma boa relação professor-aluno e vice-versa, entre colegas, muitas vezes de diversas zonas do país, bem como a troca de vivências poderá ser muito interessante, construtivo e deveras benéfico.Claro está que, acima de tudo, terá de examinar a sua vocação e, se concluir que é mesmo isso que quer, não hesite, vá em frente. Não deixe o sonho esvair-se no tempo!