Infusões para desportistas: “Os chás mais desportivos”

Antes de uma corrida ou de um treino em jejum: Café.
Activa a tua mente e o teu corpo para um treino eficaz nas primeiras horas depois do sol nascer, O objectivo é teres a concentração e a energia necessárias para não hesitares em sair porta fora e cumprires o teu plano antes de começar a rotina diária. Está provado que quem treina de manhã tende a ser mais disciplinado por isso bebe esta infusão antes de saíres.
Infusão de café com chocolale
Faz um café na dose habitual que te forneça a dose de cafeína suficiente para abrir os olhos e espevitar o corpo. Adiciona uma colher de sopa de chocolate preto, ou mesmo cacau, e mel de alecrim. Antes de correres não convém juntares leite mas se o café te queima o estômago podes fazer um café pingado desde que toleres.

 

O café é o energético mais conhecido e a “droga” mais consumido em todo o mundo. Está provado que a cafeína é um energético eficaz e forte, ajuda a promover a vigília e a concentração, faz com que o corpo queime mais gorduras como fonte de energia e aumenta a tolerância ao esforço. No entanto, nem todos aguentam, não só por culpa do coração mas também do sistema nervoso, onde esta xantina actua. Se tens sintomas de ansiedade, palpitações e nervosismo, deixa o café apenas para estas ocasiões ou aposta na tua energia e motivação naturais.


O chocolate negro também tem uma xantina estimulante, a teobromina, que tem um efeito mais suave do que a cafeína mas igualmente eficaz. Fornece ainda magnésio e flavonóides antioxidantes, além de um sabor característico. Procura uma variante com pelo menos 70°/o de cacau.
Conselho: começa logo a beber mal te levantes e podes mesmo levar contigo se vais para um treino mais longo, no entanto esta infusão pode fazer funcionar os intestinos e tem um efeito diurético por isso vai à casa de banho antes de saíres de casa ou antes de começar a prova.

 

Nos treinos longos e corridas de fundo: infusão isotónica
A hidratação é um dos cuidados mais importantes antes, durante e depois de um esforço físico. As infusões são uma boa forma de te hidratares com a vantagem de fornecerem mais do que água, podem ter um efeito antioxidante e electrólitos para repor o que perdes no suor.

Chá Rooibos com laranja, canela e mel
Deita dois paus de canela e a casca de uma laranja e deixa repousar 3 minutos e depois adoça com mel. O chá Rooibos provém do arbusto Aspalathus linearis, é uma infusão muito diferente na medida em que é isotónica e não tem qualquer xantina como estimulante. Além disso fornece sais minerais como o ferro, potássio, cálcio, cobre, manganês, magnésio e zinco; vitaminas como a vitamina C, vários compostos fenólicos, quercetina e rutina. Uma bebida carregada de ingredientes desportivos.
A canela ajuda a manter os teus nveis de glicemia estáveis e tem um efeito estimulante além de conferir um sabor agradável. A casca de laranja dá-te um extra de flavonóides e vitamina C.
Conselho : Podes tomálo quente ou levar na tua garrafa de hidratação para ires bebericando.

 

Depois dos treinos intensos: infusão imunoestimulante
Embora o exercício reforce as defesas imunitárias, esse efeito é contrariado quando atinges um determinado nível e começas a treinar com muita intensidade. Mudanças de ritmo, séries, subidas e mesmo treinos longos e lentos consomem as tuas defesas e tornam o teu corpo mais vulnerável mesmo parecendo que te sentes melhor. Começam a aparecer alguns resfriados e constipações, e podes sofrer de outras infecções, mesmo que leves, que prejudicam.

lnfusão de rosa silvesire
Adiciona uma colher de sopa de rosas silvestre triturada a meio litro de água a ferver e deixa repousar durante 10 minutos. Côa e adoça com mel de eucalipto ou de tomilho. Adiciona própolis e sumo de meio limão ao natural.

A rosa silvestre é muito rica em vitamina C e diversos fIavonóides antioxidantes. Tem também um efeito antidiarreico, perfeito para quando a gripe e os sintomas de resfriado são acompanhados por transtornos gastrointestinais que te debilitam ainda mais. O própolis é um antibiótico e um imunoestímulante natural que podes tomar todos os invernos para prevenir os sintomas gripais, o mel de eucalipto ou de tomilho são dos mais indicados para reforçar as defesas e o limão é um antiséptico natural que, pela sua riqueza em vitamina C e flavonóides, tem um efeito antioxidante e anti-inflamatório para reduzir as dores de garganta.
Conselho: procura os frutos das rosas silvestres em estufas especializadas ou numa ervanária. Podes guardar durante todo o ano congelados.
Quando há inflamação e retenção de líquidos: infusão depurativa e diurética
Há dias em que te sentes inchada, com as pernas pesadas, doridas e os músculos todos tensos porque treinaste duro no dia anterior, dormiste numa posição desconfortável ou porque estás prestes a ter o período. Esta sensação é desagradável e prolonga- se durante vários dias prejudicando o teu bem-estar e o teu rendimento no treino seguinte.

 

lnfusão de cavalinha, semenes de linho, ameixas e limbo
Põe a ferver uma colher de sopa de ameixas secas e outra de cavalinha num litro de água durante 5 minutos. Retira do lume e adiciona uma colher de sopa de sementes de linho, deixa repousar uma hora, côa e verte numa garrafa de vidro juntando por fim o sumo de limão. Não juntes açúcar ou qualquer outro edulcorante.
A cavalinha tem propriedades diuréticas e tem um efeito mineralizante que ajuda a regenerar os músculos e articulações doridos, além de eliminar os líquidos retidos de forma eficaz e sem efeitos nefastos de um diurético. As sementes de linho ou linhaça são ricas em minerais, fibra e têm ácidos gordos essenciais que exercem um efeito anti-inflamatório.
As ameixas secas são laxantes ajudando o intestino a funcionar correctamente e são muito ricas em vitaminas e minerais. O sumo de limão confere um toque cítrico à bebida e reforça o teor de vitamina C, com efeitos anti-inflamatórios, diuréticos e depurativos.

Conselho: para que funcione deves começar a beber em jejum e ir bebericando ao longo do dia, evita o café e assegura-te que podes ir à casa de banho quando sentes a bexiga cheia. Além disso, evita beber litros de água se depois tens de ficar retida na secretária ou numa reunião.

 

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.