Método ChiBali

Método ChiBali – Privilegia a saúde do corpo e da mente

Desenvolvido inicialmente na Austrália, o método ChiBall chegou a Portugal há cerca de cinco anos, por iniciativa da instrutora e Master Trainer sueca linda Lundgren.

 

Baseado nas principais teorias da Medicina Tradicional Chinesa, o método ChiBail é um programa de exercício holístico, que integra técnicas de Tal Chi/Chi Kung, ChiBali Dance, Yoga, Pilates, Feldenkrais e Meditação/Relaxamento. “De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa existem quatro conceitos básicos que influenciam todos os aspetos da nossa vida, o Chi, que é a nossa energia vital, o Yin e o Yang, que são dois polos de energia opostos que estão em constante movimento na procura do equilíbrio, o sistema de meridianos, que permite que a energia vital flua por todo o corpo e a filosofia dos cinco elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Agua) através dos quais as energias Yin e Yang se manifestam”, explica Linda Lundgren, salientando que “uma aula de ChiBali é uma viagem através dos cinco elementos”, sendo que o principal objetivo deste método é estimular a circulação da energia vital, em busca da harmonia, do equilíbrio e do bem-estar.

 

Através de movimentos lentos e fluidos,da respiração, da concentração e de bolas coloridas e aromatizadas (ChiBalis — ver caixa de texto) a prática do ChiBali estimula a circulação e a flexibilidade, sendo que a cada disciplina corresponde um dos cinco elementos. “Para trabalhar o elemento Madeira utilizamos o Tal Chi Kung, através de movimentos lentos e fluidos, estimulando a circulação e a flexibilidade dos músculos, dos tendões e dos ligamentos. Ao trabalhar o elemento Fogo recorremos ao ChiBail Dance e ao Yoga, movimentando-nos ao som de música rítmica, estimulando a circulação e ativando o calor humano.

Com o Pilates trabalhamos o elemento Terra, fortalecendo o centro e reforçando a solidez ao sentirmos o contacto com o chão. Para trabalhar o elemento Metal empregamos o Feldenkrais, estimulando os meridianos dos pulmões e do intestino grosso e, finalmente, para trabalhar o elemento Água aplicamos os exercícios de relaxamento e de meditação, com foco nos meridianos dos rins e da bexiga”, adianta Linda Lundgren. De acordo com a Master Trainer do método ChiBail em Portugal “em cada aula de ChiBali todos estes elementos são trabalhados, sendo que existem épocas específicas do ano para nos debruçarmos sobre cada um deles. Na primavera trabalhamos mais o élemento Madeira, no verão o Fogo, no final do verão a Terra, no outono o Metal e no inverno a Água”.

 

Refira-se que a prática regular do ChiBail tem vários benefícios ao nível da saúde e do bem-estar, uma vez que cada sessão pode ser direcionada para um problema de saúde específico, funcionando como complemento de outros tratamentos, sendo que após algumas sessões serão notórias melhorias ao nível do stress, da tensão muscular, da postura, da flexibilidade, da força e da consciência corporal, melhorando a qualidade de vida de cada um.

 

 

Benefícios do ChiBail para a saúde

Enquanto método holístico, baseado nos princípios básicos da Medicina Tradicional Chinesa, a prática regular de ChiBali acarreta vários beneficios para a saúde, nomeadamente sobre:

  •  função respiratória;
  • da função circulatória;
  • da postura;
  • do equilibrio, da coordenação e da capacidade de concentracão;
  • da vitalidade e energia
  • da força e do relaxamento muscular.

Ao estimular a circulação da energia vital por todo o corpo oÇhiBali acaba por trabalhar ‘toda a parte espiritual do ser humano, o que acaba por e refletir no seu bem-estar físico e psicológico enquanto um todo.

 

ChiBalls – As bolas do método :
– São seis as ChiBalis indispensáveis à prática deste  método, sendo que cada uma tem uma cor e um  aroma específico, associados a um dos cinco elementos.

Cada praticante pode escolher, de entre as seguintes cores de bola, a bola com que quer fazer cada sessão:

Azul – com aroma a  mirtilo, representa o elemento Água e potencia  o relaxamento;

 Lilás — com aroma a lavanda, representa o elemento Metal e diminui o  pessimismo;

 Vermelha – com aroma a canela, representa o elemento Fogo e potencia o amor;

 Verde – com aroma a gerânio, representa o elemento Madeira e potencia o bom humor;

Laranja-com aroma a laranja, representa e  o elemento Terra e potencia a alegria;

Amarela – com aroma a limão, representa também o elemento Terra e potencia a confiança.

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.