O que acontece com o teu corpo se comeres aveia todos os dias

Se és uma pessoa que gosta de cereais ao pequeno almoço talvez já saibas que estes estão carregados de açúcar e hidratos de carbono, corantes artificiais e conservantes.

O lema que existe entre a alimentação saudável é de o pequeno almoço é das refeições mais importantes do seu dia, agora imagine se optar pelas papas de Aveia ao pequeno almoço, o que vai ganhar em saúde.

Porque é que deves escolher a aveia?

Tomar um taça com aveia ao pequeno almoço é das melhores coisas que pode fazer, pois esta proporciona uma grande variedade de antioxidantes, minerais e vitaminas e antioxidantes amigos do coração transforma-a no cereal ideal.

Veja desde já o que acontece com o seu corpo se comer aveia diariamente.

papas de aveia

Se tomar uma porção de cerca de 30 gr de Flocos de avia vai estar a ingerir apenas 117 calorias graças a 66% de hidratos de carbono, 17% de proteína e, 11 % de fibra e apenas 7 % de gordura. veja desde já em detalhe cadad um dos constiytuintes deste cereal em análise::

Hidratos de carbono

Os Hidratos de carbono presentes na aveia são de baixo índice glicémicos, ou seja, vão sendo libertados lentamente4 na corrente sanguíneo. Outros dos benefícios da sua ingestão é destes hidratos 11% são fibra e cerca de 85% é amido que garante mais saciedade e durante mais tempo devido

Fibra

A Aveia possui fibras solúveis e insolúveis e uma das mais importantes que podemos encontrar mais presente no farelo de aveia é a beta-glucano que possui propriedades que permite regular o nível de colesterol e baixar o nível de açúcar no sangue. Esta fibra em especial é a explicação para a aveia proporcione mais saciedade.

As fibras solúveis são responsáveis por ajudar a melhorar o transito intestinal.

Proteína

Como se sabe a proteína muito importante no campo do Fitness muito por saciar a fome e ajudar a aumentar e manter os músculos. De acordo com estudos efetuados chegou-se a conclusão que a proteína da aveia é semelhante à existente em outros legumes

Gordura

OS flocos de aveia possui mais teor em gordura e mais ácidos gordos insaturados do que a aveia processada.

Benefícios da Aveia para o seu corpo

A Aveia pelo que abordamos acima é uma das coisas que deve fazer parte da sua dieta, mas se mesmo assim não ficou convencido/a veja os ganhos que tem para a sua saúde com a sua ingestão:

Ajuda a perder peso por se sentir mais saciado e por mais tempoo

Diminui Colesterol

Melhora o transito intestinal pelo alto teor em fibra

Melhora a Tensão arterial

No entanto para que obtenha os maiores benefícios do consumo diário de aveia deve ter em conta as seguintes dicas:

-Deve evitar aveia instantânea ou processada por esta enriquecida em açúcar e sabores artificiais que pode levar a picos de açúcar . escolha aveia o mais natural possível que se liberte lentamente na corrente sanguínea.

-Escolha pequenas quantidades de aveia, pois como é  rica em açúcar  de libertação lenta vai sentir-se saciado por mais tempo.

-Evite adicionar frutos secos doces como frutos vermelhos secos pois possuem mais açúcar, opte antes por adicionar amêndoa, chia, fruta fresca

Se ficou interessado veja desde já 4 sugestões de receitas de Papas de Aveia

Muito curioso até já existe em Portugal da MArca Nacional, papas de aveia prontas a comer basta juntar água a ferver e esperar 3 minutos: