Os alimentos da felicidade

Até há uns anos parecia impensável aconselhar uma pessoa deprimida a mudar a alimentação, já que as preocupações diárias seriam mais que suficientes quanto mais ainda ter de pensar em “fazer uma dieta’ . No entanto, as investigações têm vindo a sugerir que a alimentação é um excelente tónico para a felicidadee que alguns alimentos como os frutos e hortícolas frescos, o peixe e as leguminosas influenciam o humor e o bem-estar, além dos benefícios na saúde, sendo abundantes nas pessoas de bem com a vida.

Por outro lado, as pessoas deprimidas tendem a ser consumidoras de chocolate, pastelaria, cereais refinados, alimentos açucarados, etc. e continuam a ser deprimidas. Claro que está mais do que demonstrado o efeito do chocolate na felicidade, tal como de um pacote de bolachas, no entanto o efeito é transitório e infelizmente os chocolates que tens de comer podem ter impacto na balança.

Queremos algo mais eficaz, saudável e duradouro sobretudo com a crise financeira que se aproxima. Damos-te uma lista de alimentos que te irão ajudar a estar de bom humor e receitas simplas para os incluires no teu dia-a-dia.

 

AVEIA
Rica em fibra solúvel, que ajuda a manter os níveis de glicemia e energia estáveis em vitaminas do complexo B, as vitaminas mais importantes na produção de energia e na prevenção dos sintomas de fadiga.
TRIGO SARRACENO
Não é bem um cereal mas sim uma semente rica em proteína, ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, vitamina E
‘aminoácidos como o triptofano, um percursor da serotonina — um neurotransmissor ful,cral no sentido de humor. Tem também rutina, um flavonóide que reforça os capi[ares sanguíneos melhorando a circulação.

-Puré de trigo sarraceno.
Tosta duas colheres de sopa de farinha de trigo sarraceno numa frigideira e vai juntando lentamente água mexendo sempre para que não se formem grumos. Cozinha em lume brando durante 25 minutos mexendo uma vez por outra. Tempera sal a gosto, salsa e alho, podes juntar um pouco de quef o ralado. Deixa repousar cerca de 3 minutos e podes comer este puré como pequeno-almoço
ou como snack.

 

— LEGUMINOSAS LENTILHAS, GRÃO-DE-BICO, FEIJÃO, ETC.
São uma importante fonte de hidratos de carbono mas com um impacto glicémico mais baixo graças à sua riqueza em fibra e em hidratos de carbono não disponíveis como o amido resistente e os alfa-galactosídeos. Fornecem também magnésio, ferro e vitaminas do complexo B para que não te falte energia.

-Lentilhas com salmão e tomate

Ferve as lentilhas com courgette até que estejam bastante tenras, côa e coloca no centro do prato com um filete de salmão fumado ou grelhado em volta deste nuré. Um almoço perfeito para teres energia para a tarde toda e nutricio-
nalmente muito equilibrado.

 

MILHO
É um cereal pouco utilizado na alimentação portuguesa embora tenha um valor nutritivo interessante e seja especialmente vantajoso para quem é intolerante ao glúten. O milho é especialmente rico em fósforo, colina e lecitina, micronutrientes indispensáveis na transmissão dos impulsos dos neurónios, mas também em vitamina Bi, magnésio, vitamina C e folatos. Remineralizante, alcalinizante e uma excelente fonte de hidratos de carbono, com um sabor agradável e uma digestão fácil. Evita abusares do milho enlatado e compra espigas de milho para cozer, são um acompanhamento interessante para carne ou peixe grelhado.

-Milho com espinafres lava e coze 300g de milho enquanto aqueces os espinafres numa caçarola com um pouco de cebola picada e azeite. Adidona um pouco de farinha de milho com água quente, deixa cozer alguns minutos e depois deita o milho. Deixa cozinhar alguns minutos mexendo e serve quente temperado com azeite.

 

BATATAS

Uma fonte de hidratos de carbono natural e mais completa que a massa, rica em vitaminas C, A e em potássio. Podes cozer ou assar, se mantiveres a pele conservas toda a sua fibra e ainda te ajuda a dormir melhor graças à solanina. Aposta nela para o teu jantar, como fonte de hidratos, numa porção moderada, mas foge do molho de manteiga para que não acabe nos michelins.

Batata no forno recheada de creme de queijo e salsa.

Abre as batatas ligeiramente em metades, assa 15-20 minutos no forno e depois coloca no seu interior que jjo fresco light ou queo light batido com alguns raminhos de salsa e se gostares alho picado.

 

ARENQUE, TRUTA, SAI.MÃO, ATUM, CARAPAUS, Etc.
O peixe azul é a melhor fonte de ácidos gordos polinsaturados ómega 3, essenciais na tua saúde, bem-estar e importantes na prevenção da doença cardiovascular, na saúde do teu sistema nervoso entre muitas outras funções positivas que estas gorduras podem fazer por ti. Tenta comer peixe azul dia sim, dia não para conseguires alimentar o teu cérebro e a tua saúde.
-Anchovas em vinagre comsumo de limão

Podes comprar já preparadas ou fazer em casa para teres a certeza da qualidade do peixe e dos ingredientes. São um prato interessante para um jantar.
AÇAFRÃO
Esta saborosa e apreciada especiaria ajuda a reduzir os sintomas da depressão graças ao seu efeito sobre os níveis de serotonina. Irá ajudar-te a reduzir os sintomas da tensão pré-menstrual, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Teerão em que 75% das mulheres que tinham tomado cápsulas de açafrão manifestaram reduções significativas nos sintomas pré-menstruais, sobretudo o efeito depressivo desta altura do mês. Mas não é tudo, o açafrão tem também um efeito anti-carcinogénico, anti-séptico e cardioprotector mais do que demonstrados.

-Risotto de açafrão com gambas

Numa caçarola refoga ligeiramente uma cebola picada numa colher de chá de azeite e 10 gambas. Adiciona 1 chávena de risotto, mexe cada 3 minutas e vai juntando pouco a pouco meio litro de caldo de peixe que podes fazer aproveitando a água de cozedura da peixe em casa, cozinha em lume brando mais 20 minutos. Deita 1 colher de café de açafrão, mexe com cuidado e quando estiver amarela e cremoso está pronto. Perfeito para o jantar.

FRUTOS SECOS AMÊNDOAS, AVELÃS, NOZES, SEMENTES DE SÉSAMO, AJU, PISTÁCIOS, ETC.
São uma excelente fonte de fibra e minerais como cálcio, magnésio, selénio, zinco, manganês e cobre. As amêndoas e nozes são também uma boa fonte de vitamina E. Fornecem triptofano, o precursor da serotonina e no caso da noz ácidos gordos ómega 3. Não deves esperar pelo Natal para comer uma tigela de nozes mas sim comer pequenas porções todos os dias, sobretudo se fazes desporto. São perfeitas para quem gosta de petiscar.

– Requeijão com frutos secos e mel

Mistura 3 colheres de sopa de requeijão com 1 colher de chá de mel e 3 nozes. Um lanche perfeito ou para um jantar mais leve.
LEITE
Pode ter muitos defeitos mas foi o primeiro alimento dos mamíferos e continua a ter um efeito milagroso, incluindo a acalmar a ansiedade. O seu teor em cálcio ajuda a prevenir a depressão e irritabilidade, além de fortalecer os ossos. Se gostas de leite e não tens problemas de digestão, bebe 1 copo magro por dia, para poupares calorias para outros petiscos.

->Arroz doce ferve um litro de leite magro com um pau de canela e a raspa de uma limão, adiciona 1 chávena de arroz e deixa ferver 3 vezes mexendo suavemente para que não se pegue ao fundo do tacho. No fim adiciona 1 colher de sopa de mel envolvendo bem e deixa arrefecer ou come quente como pequeno-almaço alternativo.

 

CHOCOLATE
Trata-se provavelmente do alimento — que as pessoas associam mais frequentemente ao bom humor.
O cacau é rico em flavonóides antioxidantes, em fósforo e em magnésio mas a resposta não está só aí. Comer chocolate desperta a produção de endorfinas, substâncias semelhantes à morfina que promovem a sensação de bem-estar, tal como quando fazemos exercício au nos apaixonamos. No entanto, é também uma bomba calórica, e graças à feniletilamina, é frequente começarmos a comer um quadradinho e num instante devorarmos uma tablete inteira. Além disso, o chocolate comercial propriamente dito não é todo igual, deves preferir variantes com pelo menos 70% de cacau e se possível incluir mesmo o de 85 ou 99% nas tuas receitas.

-‘Leite com cacau

Deito 1 colher de sopa de cacau numa chávena de leite quente, ou água se não tolerares bem o leite. Bebe antes de te deitares para dormfres melhor.

 

MARISCO
MEXILHÃO, BERBIGÃO, AMÊIJOAS, NAVALHAS, GAMBAS, ETC.
São uma boa fonte proteica e de ácidos gordos ómega 3 tal como o peixe, além de fornecerem iodo para manter uma função tiroideia normal, ferro para prevenires as anemias e zinco, um mineral polivalente em várias funções biológicas do teu corpo. Não te fiques pelo peixe e inclui marisco como alternativa, cozido ou estufado em cru com sumo de limão e alho.
-Mexilhões cozidos com sumo de limão
Lava bem os mexilhões para retirares a areia e outras sujidades na casca, coloca numa caçarola com água a  ferver e deixa cozer até que abram. Serve quente temperado com bastante sumo de limão. Perfeito como entrada ou até como petisco nos dias em que ainda podes estar até tarde na esplanada.

 

BANANA
Aminoácido essencial e percursor da serotonina, fornece também potássio, fósforo, fibra, vitaminas. do complexo B e hidratos de carbono que se absorvem lentamente e são o teu combustível perfeito para um treino. No entanto, experimenta esta receita quando precisas de uma sobremesa doce.
-)A fruta preferida dos desportistas e uma fonte por excelência de triptofano, uma Banana com canela, aquece uma
banana 2 a 3 minutos no microondas com potência média e polvilha com canela.

 

IOGURTE
Um lácteo com melhor digestão que o leite, uma excelente fonte de cálcio de elevada biodisponibilídade, proteína de alto valor biológico e bactérias vivas que vão repovoar e reforçar a tua flora intestinal constituindo uma barreira eficaz à entrada de patogénicos. Reforçando a tua imunidade e melhorando o trânsito intestinal vais conseguir prevenir aquela sensação de inchaço e mal estar digestivo que te atormenta.

-Iogurte com canela e sementes de sésamo

Os melhores iogurtes são os naturais sem nada adicionado, e não têm de ser magros, se possível usa a variante biológica ou faz os teus próprios iogurtes. Adiciona a um capa de 125g, 1 colher de sopa de sementes de sésamo, uma pitada de canela e se desejares 1 colher de chá de mel.
PÃO INTEGRAL
Volta a acreditar no pão, mas prefere uma variante escura pois fornece além de hidratos de carbono, vitaminas do complexo 8, magnésio, fósforo e fibra. Perfeito para um lanche saciante e nutritivo. Porque andas a trocar o pão por bolachas.

– Sandes de peru

Corta duas fatias pequenas de pão de centeio, mistura ou integral e adiciona um pequeno bife de peru grelhado, uma rodela de tomate e se gostares rúcula. Tempera com orégãos e terás uma sandes bem mais nutritiva que esse salgado industrial. Perfeito para quando a dia ainda vai longa e tens de ir treinar mais tarde.

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.