Recuperar depois dos excessos das festas

Mesmo depois de alguns abusos não se esqueça: está a começar um novo ano. Nada melhor do que começar com novos hábitos:
Inicie sempre as refeições pela sopa, saladas frescas e/ou legumes cozidos e, só depois, coma o prato principal.

Consuma fruta fresca e da época, vegetais e cereais para aumentar a ingestão de fibras, melhorando, assim, o funcionamento intestinal e a eliminação do colesterol.

Consuma alimentos diversos, para suprir as necessidades de todos os nutrientes.

Reduza e não elimine totalmente os alimentos que gosta! O prazer de ingeri-los não deve ser completamente restringido. Diminua a frequência e a quantidade do seu consumo.

Mastigue os alimentos devagar, num local calmo e silencioso. Assim, não se distrai enquanto estiver a comer, como por exemplo não faça a refeição enquanto vê a televisão, lê o jornal ou está no meio de uma discussão. Isto porque pode desviar a sua atenção do alimento e faz com que perca a noção do que comeu e da quantidade que comeu, ou por outro lado deixa de comer.

Aumente o consumo de água. Mas evite ingerir muitos líquidos durante as refeições. Deve-se beber 30 minutos antes ou então passado uma hora e meia a duas horas após a refeição.

Prefira a ingestão de água e sumos naturais de fruta aos refrigerantes.

Adote horários regulares para fazer as refeiçõese fracione a sua alimentação (comer várias vezes ao dia), porém em quantidades mais reduzidas. Desta forma, não se sente fome ao longo do dia e evita-se os excessos das refeições principais.

Consciencialize-se dos erros que pratica na sua alimentação. Para os identificar elabore uma lista diária das refeições ou dos alimentos que consumiu durante três dias e tente perceber onde errou e o que pode substituir ou reduzir.

Se tiver com vontade de repetir a refeição, prefira aumentar o consumo das saladas, evitando repetir o prato principal.
Não tempere as saladas com molhos muito gordos, à base de natas, óleos, maionese e outras misturas.

Tempere os alimentos com sumo de limão, vinagres balsãmicos, ervas aromáticas e especiarias ao invés do sal e de molhos gordos.
Substitua os queijos amanteigados e cremosos por queijos mais magros. Prefira as carnes magras. retirando a gordura visível. No caso das aves, não consuma a pele, porque é rica em gordura.
Prefira os assados, os grelhados ou os cozidos. Evite os fritos e não adicione muitas gorduras como óleos, margarinas, manteigas ou banha às suas preparações de culinária.
Quando escolher um restaurante para fazer alguma refeição, prefira os de self-service ou os “ao quilo”. Assim, poderá escolher melhor os alimentos que vai consumir. Mas tenha atenção para não exagerar.

Substitua o açúcar refinado pelo adoçante para reduzil a quantidade de calorias da alimentação.

Dê preferência aos frutos ricos em água como a laranja, a tangerina, a clementina e outras.

* Coloque no prato alimentos coloridos. Este comportamento vai ajudá-lo a focalizar- se somente na sua refeição. Além disso, um prato colorido é constituído por uma grande variedade de alimentos.

Evite ir às compras com fome para não colocar no carrinho das compras alimentos muito calóricos como salgados, fritos e doces.

Pratique atividade física, pelo menos 30 minutos diários.

Recuperar depois dos excessos das festas

Consuma alimentos diversos, para suprir as necessidades de todos os nutrientes.

Prefira a ingestão de água e sumos naturais de fruta aos refrigerantes.

Pratique atividade física, pelo menos 30 minutos diários.