Relaxe os seus músculos com a libertação miofascial

Se já faz desporto sabe da importância dos alongamentos para recuperação muscular ou até para relaxar os seus músculos após o treino ou até um dia de trabalho. No entanto existe outra técnica que está a ter cada vez mais adeptos que permite relaxar e alongar que é Libertação Miofascial.

Provavelmente já deve ter visto nos ginásios alguns rolos de espuma ou até pequenas bolas que quem as usa serve como que para massajar os músculos, mas é mais que isso.

O que é a libertação miofascial ?

A Libertação miofascial trata-se de aplicar pressão sobre os músculos em regiões musculares especificas recorrendo a rolos de espuma e a Bolas especificas para o efeito de forma a melhor o atrito estre a fáscia a os muculos.

Agora pode estar a perguntar-se o que é a fáscia?

A fáscia é como que uma membrana que se localiza em todos os muculos a revestir as fibras musculares e diminui o atrito entre os muculos e os tecidos adjacentes.

Quando existe uma inflamação deste tecido dá-se do nome de Fascite e a mais conhecido é a plantar que decorre normalmente da utilização de sapatos inadequados.

Qual o material que deve escolher?

Normalmente a escolha despende dos grupos musculares que pretende relaxar , por exemplo para um glúteo ou usar o foam roller ou rolo de espuma que se vê agora em muito ginásios ou para músculos mais pequenos ou relaxamento mais localizado uma bola de massagem por exemplo ou um bastão de massagem a oferta é variada e existem muitos
materiais para libertação miofascial .

Exemplos de exercícios de Libertação Miofascial

Deixe aqui vídeos com exemplos de exercícios que pode fazer: