Saiba como proteger seu corpo

Em tempo de calor comer bem para regressar mais leve ao trabalho tem regras. Não use as férias para estragar a sua forma física

As férias estão aí e com elas vivemos a famosa época balnear, onde a praia, os passeios ao ar livre e a preocupação do fato de banho são latentes. Muitas vezes, após um Inverno pouco preocupado com as gordurinhas, chega a altura de mostrar mais um pouco do corpo e, então, surge o desejo de rapidamente nos desfazermos delas.

Para isso,e por instinto, procuramos meios mais ortodoxos (como o exercício e um plano alimentar adequado), ou mais “exóticos” consoante a imaginação de cada um.

É nesta fase que surgem dois grupos de pessoas, as que perdem o peso desejado e as que não são tão bem sucedidas neste curto período de tempo. Não é invulgar, porém, que após as férias se verifique que se se regressa com uns quilinhos a mais, que tanto resistem a desaparecer. As férias surgem como uma óptima oportunidade de continuar o plano antes iniciado ou de iniciar um novo, de forma a controlar mais facilmente o peso. E é aqui que devemos centrar algumas atenções, como as que passamos a exemplificar.

HIDRATAÇÃO

Quando o calor aperta surge a sede. Opte por beber água ou sumos naturais. Os refrigerantes são verdadeiras “bomba?’ que adicionam calorias desnecessárias que vão pesar no final das férias. Não esqueça que as bebidas alcoólicas fornecem cerco de 7 Kcal por grama de álcool, mais do que um refrigerante, pelo que o seu consumO se deve reservar paro ocasiões esporádicas. E como as férias são uma excepção, mime-se!

Escolha o seu gelado de fruta e aprecie-o pelo seu sabor, sem acrescentar toppings ou chantilly. Regresse ao seu trabalho mais leve, mais saudável e inicie um novo ciclo de trabalho cheio(a) de energia como nunca sentiu antes. Boas fériasl E bom regresso ao dia a dia…

AS REFEIÇÕES

Controlar o seu peso durante as férias deverá ter atenção a alguns aspectos fundamentais:

O SEU PEQUENO-ALMOÇO NÃO ESTÁ DE FÉRIAS!

Se não tinha o hábito de fazer o pequeno-almoço antes, aproveite para iniciar este vício tão saudável. Pão ou cereais, leite ou iogurte e fruta são excelentes presenças na sua mesa. Faça deste primeiro momento do dia um momento muito agradável e sem pressas.

UM ALMOÇO CHEIO DE NUTRIENTES!

Quando almoçar, não se esqueça de que está de férias e que quer aproveitar todos os momentos. Se comer muito, a sua digestão vai ser mais lenta e você vai ficar sonolento(a) e perder a “chance” de passear e desfrutar de uma paisagem de que não usufrui durante o resto do ano.Um almoço leve à base de peixe grelhado ou saladas ricas são uma boa escolha. À sobremesa aproveite a oferta variadade frutas que existe nesta época.

ENTRE REFEIÇÕES

Não se esqueça de fazer refeições intermédias ao longo do dia, de forma a não ficar longos períodos em jejum. O intervalo entre as refeições nunca deveria ultrapassar as 3 horas. Uma peça de fruta ou um iogurte são excelentes opções. Traga sempre consigo um deles e assim é mais fácil resistir a “tentações” e controlar a fome às refeições principais. Ao jantar, opte por churrascos, e, porque não, ao ar livre?