Se fizeres dieta engordas

Como já explicámos, as dietas hipocalóricas por mais famosas e avançadas que sejam não trazem grandes resultados, sobretudo a longo prazo e na verdade desvirtuam até a tua filosofia desportista. Se treinas regularmente, o teu corpo precisa de nutrientes e energia para enfrentares o esforço fisico com garra e não com sacrifício. Queimar gordura exige um défice calórico ligeiro, não exagerado, e que deve ser mantido durante tempo suficiente para que o teu corpo comece a mobilizar a gordura de reserva.

Se entrares no tal modo de sobrevivência vais acabar por perder tempo e desesperar. Por isso a ideia é tirares menos à alimentação, queimares mais calorias no treino e manteres isso tempo suficiente sem estagnares. Embora muito se fale de calorias, não passa apenas por contar calorias, a qualidade dos alimentos conta e muito. Um dos segredos para promover a utilização da gordura de reserva como fonte de energia é manteres os níveis de glicemia estáveis e consequentemente também a insulina sob controlo. Quando ingeres açúcar e a tua glicemia dispara, o teu corpo produz insulina e a oxidação da gordura pára.

Por outro lado, embora o objectivo seja queimar gordura e para isso tenhas de ter algum controlo sobre a contabilidade calórica, a gordura dos alimentos pode não ser o maior vilão. Alguns ácidos gordos são essenciais e ajudam mesmo no processo de queimar gordura, os mais amigos da tua cintura são os da família ómega 3.
Adicionalmente, os défices de vitaminas e minerais podem igualmente ter um impacto negativo no teu metabolismo dado que muitos são fulcrais na transformação dos nutrientes em energia, nas tuas defesas imunitárias e antioxidantes.

Por isso, se pensavas consultar a tabela calórica do restaurante fast-food, tira desde já daí a ideia. Antes de mais, segue hábitos saudáveis que consigas manter a longo prazo, ou seja, que sejam exequíveis; até podes nem conseguir fazer tudo a lOO%o no início mas depressa entras na rotina.

O teu pequeno-almoço é uma refeição muito importante para manteres o apetite sob controlo. Mesmo que seja à pressa no caminho combina hidratos de carbono de cereais pouco refinados como pão de centeio ou cereais integrais, proteína de alto valor biológico que podes retirar por exemplo de 1 ovo cozido ou iogurtes magros, e fruta fresca para te encheres de vitaminas.
Não petisques, se tens uma sensação constante de fome não tentes colmatar comendo a cada 60 minutos ou cada 1h30, vais estar sempre a interromper os normais processos metabólicos de digestão e absorção, e até paras de queimar gordura porque se dás ao corpo novo alimento…, faz merendas mais saciantes como uma sandes de salmão fumado ou presunto magro no lugar de apenas iogurte ou fruta. Por muito apressado que seja o teu almoço, vê bem essas ofertas de sopa e algo mais. Muitas vezes vendem sopa e salgado pelo preço de uma boa salada. Uma sandes feita em pão escuro pode incluir, além de uma fonte proteica, algumas verduras. Inclui uma ou outra rodela de tomate e umas folhas de alface na tua sandes de atum ou frango, ficará mais colorida, nutritiva e saciante. Atenção ao que bebes, mesmo natural, o sumo tem calorias e conta como uma peça de fruta.

Se vais treinar à tarde, pondera entre sandes ou uma banana e algumas amêndoas para uma merenda. Tenta variar as merendas da manhã e da tarde para não comeres sempre o mesmo.
Se falhaste o lanche vais chegar a casa a morrer de fome; evita petiscar aleatoriamente. Podes apostar numa tigela de sopa de hortaliças, um queijo fresco com amêndoas, uma tosta integral com salmão fumado ou uma gelatina.
Ao jantar, tenta sempre fazer uma refeição mais leve, reforça a ingestão de salada ou verduras que provavelmente foi insuficiente no almoço porque não estavas em casa, uma fonte proteica e uma fruta se tens aquela carência de doce.

Uma posta de peixe rico em ácidos gordos ómega 3 é perfeito para matar a fome e ajudar a queimar gordura durante a noite. Se te deitas tarde, bebe uma chávena de uma infusão relaxante que te ajude a controlar a fome, idealmente deves fazer pelo menos 8 horas de jejum e ceando à meia-noite isso torna-se dificil elimina desde a primeira semana calorias vazias de sumos açucarados, refrigerantes, manteiga no pão, molho na salada, açúcar no café, chá e qualquer outro adicionado. Se bebes, deves moderar as bebidas alcoólicas deixando apenas para uma refeição semanal. No início, começa por reduzir para metade e vai tentando reduzir nesse sentido.

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.