Spinning Treino Explosivo

Esta é uma proposta de treino que tem por base o indoor cycle. E, actualmente,uma das actividades de fitness mais procurada em todo o mundo, na medida em que concilia actividades de grupo simples e não coreografadas com um treino aeróbio repleto de música enérgica

Falar em Spinning é o mesmo que falar numa simulação indoor do ciclismo praticado ao ar livre (outdoor). Já são vários os ginásios em que pode recorrer a aulas desta modalidade. A duração de um treino varia entre os 3O e os 45 minutos e, ao longo deste período de tempo, são várias as emoções que pode vivenciar. Esta modalidade conta com sensivelmente com 15 anos no nosso país e privilegia aulas de grupo, o que segundo o professor de fitness, Paulo Jorge de Sousa Batista, é uma mais valia.

Por ser assim, as aulas são mais ,motivantes do que num plano de treino isolado. Fomenta o espírito de equipa. Seja em que modalidade for; nos treinos de grupo as pessoas acabam sempre por superar os seus limites, conseguindo treinos mais intensos e correctos”.

Para este responsável técnico, para se treinar sozinho é preciso ter mente de desportista e, normalmente, a generalidade das pessoas não funciona assim.

Existem pessoas que apreciam treinos individuais, mas, segundo a sua experiência, depois de um dia extenuante de trabalho, as pessoas querem tudo menos estar sozinhas. Precisam de ver gente, sentirem-se parte de um grupo.

AULAS ESPECTACULARES

Existem alguns ingredientes que não podem faltar nas aulas de Spinning. Durante o treino, a música é uma constante. Também a presença de um professor habilitado é extremamente importante, não só para garantir um treino monitorizado e saudável, como para incitar alguma dinâmica. O professor, ao comandar a aula, dita o ritmo, vai simulando subidas, descidas, sprints, velocidade de cruzeiro, interagindo e até brincando com as pessoas enquanto coreografa.

“Para além de estimular os alunos, muitas vezes, torna as aulas num espectáculo, salienta Paulo Jorge de Sousa Batista”.

No Spinning utiliza-se uma bicicleta que, apesar das semelhanças com uma bicicleta de montanha (BTT), apresenta algumas diferenças que residem no facto de se tratar de uma bicicleta estacionária, que possui apenas uma roda (dianteira). Esta também proporciona a possibilidade de adaptação da intensidade do exercício a diferentes níveis de aptidão fisica. A utilização de técnicas básicas como “plano”, “salto”, “corrida” e “subida” na bicicleta de uma forma ritmada e contínua permite um gasto calórico de 400 a 600 calorias por treino. Conforme Paulo Jorge de Sousa Batista, esta é uma das razões pelas quais esta modalidade é tão procurada. Por se tratar de um treino aeróbio, a perda de gorduras é garantida. Aliás, “está provado que a grande maioria das pessoas recorre aos ginásios com o intuito de emagrecem; o número ronda os 9O%”.

O Spinning é um programa de treino “sem impacto articular; divertido, versátil, motivante e extremamente intenso, que incide num correcto trabalho cardiovascular, ou seja, procede-se a um permanente controle da frequência cardíaca ” assegura Paulo Jorge de Sousa Batista.

CORPO E MENTE EM EXERCÍCIO

Ao praticar esta actividade desportiva, cerca de 7O% da parte muscular do corpo está a ser solicitada. Trabalham-se essencialmente os membros inferiores e os abdominais, os quais, devendo estar sempre contraídos, são responsáveis por uma postura correcta, protegendo as costas e impedindo o balanço do quadril. No entanto, e apesar de trabalhar estaticamente toda a zona dos braços, não é de todo suficiente. Como tal, é aconselhável complementar o treino Spinning com outras modalidades que trabalhem essencialmente os membros superiores ao nível da força e da flexibilidade.

Paulo Jorge de Sousa Batista refere ainda que a prática desta modalidade não é incompatível com aquelas pessoas que sofrem de problemas cardíacos ou das articulações (por exemplo, o joelho). Por vezes, quando adequadamente supervisionado e acompanhado poderá até servir como prevenção e/ou terapia. Isto, para não falar no atestado médico e na prévia avaliação fisica, requisitos essenciais para quem pretende ingressar num ginásio.

Se por acaso é daquelas pessoas que pensa que este desporto é muito monótono e estático, está completamente enganado. Não existem aulas iguais. As músicas, as coreografias e os “trilhos” são sempre diferentes. Além disso, poderá melhorar a sua rapidez de reflexos e a sua força de impulsão. Aprenderá também a concentrar a sua força numa região específica, neste caso, acima de tudo, no domínio das pernas.

Tendo em conta a vida agitada dos nossos dias, bem como as tensões inerentes, verifica-se que as pessoas começam a ver a actividade física por uma outra perspectiva. Começam a interessar-se não apenas pelos resultados físicos, mas também com os resultados espirituais. “As pessoas querem divertir-se e, neste âmbito, ser um desporto de grupo é importante. É uma forma de esquecer osproblemasdo dia-a-dia, relaxar. A enorme paz alcançada é também advinda do elevado nível de endorfinas só conseguido após uma aula deste género. O Spinning é explosivo!”, afirma Paulo Jorge de Sousa Batista. Deste modo, aqui assenta a filosofia fitness: “mente sã em corpo são “.

OBJECTIVOS DO TREINO Spinning

– Desenvolvimento da resistência cardio-respiratória

– Desenvolvimento da resistência muscular

– Tonificação muscular