Suplementos da Felicidade

Lembras-te do que estudaste sobre vitaminas e minerais? Na sua maioria, encontravas como sintomas de carência:
falta de energia, alterações de humor, nervosismo, ansiedade. Frequentemente ignoramos a importância de alguns nutrientes excepto quando se manifestam sinais claros de que estão a faltar. Se queres manter uma boa saúde mental
aposta forte no que se segue:


» ÁCIDOS GORDOS ÓMEGA 3: presentes no peixe e no marisco, que infelizmente podem estar contaminados com
metais pesados pelo que a suplementação tem vindo a revelar-se interessante quando queremos resultados mais rápidos. A ingestão suficiente de ómega 3 e a suplementação tem-se revelado benéfica a prevenção dos ácidos gordos ómega 3.
» ÁCIDO FÓLICO: esta vitamina do complexo B intervém na formação do tubo neural e de novas células. A mulher tende a sofrer mais facilmente de carências desta vitamina o que pode promover anemia mas também alterações nervosas.
» VITAMINAS DO COMPLEXO B: se te sentes cansada constantemente, além de anemia, podes estar a precisar de reforçar estas vitaminas. São essenciais na conversão dos nutrientes presentes nos alimentos em energia que o nosso corpo possa utilizar. No entanto, actualmente os alimentos tendem a ser mais refinados e como tal perdem bastantes vitaminas. Um suplemento numa fase de maior stress pode ajudar-te a manter tudo sob controlo, sobretudo no que diz respeito à vitamina B6 que também é importante nos níveis de serotonina.
» VITAMINA C: tem um papel polivalente no organismo, além de ser um antioxidante, é fulcral na manutenção das células do sistema imune e das células nervosas.
» MAGNÉSIO: o mineral antistress, ajuda a manter o equilíbrio mental e emocional porque mantém os níveis de betaendorfinas sob controlo, assim não tens momentos muito altos nem muito baixos. Tem também um efeito relaxante e como o perdes no suor deves ter especial cuidado com a reposição.
» FERRO: um ohgoelemento desportivo e essencial na mulher dadas as necessidades acrescidas e o risco de anemias ferropénicas. Sentes logo a sua falta com fadiga constante, palidez, palpitações, insónias e até dificuldades em respirar se for grave. Faz análises periodicamente e verifica os níveis de ferritina, se necessário suplementa.
» POTÁSSIO: em conjunto com o sódio mantém o equilíbrio hídrico do corpo e é essencial na transmissão dos  impulsos nervosos. A sua carência provoca debilidade muscular, paralisias, fadiga, dor e quebras de tensão. As frutas
e verduras frescas são suplementos de potássio por excelência, inclui pelo menos 3 a 5 porções diárias.
» MANGANÊS: um oligoelemento fulcral no funcionamento do cérebro que é muito utiizado no tratamento da esquizofrenia e da doença de Alzheimer. A sua carência provoca perdas de memória, fadiga e mudanças de humor. Não te esqueças dos frutos secos.
» FÓSFORO: necessário na mineralização óssea mas também nas sinapses neuronais. Se não tiveres que chegue sentirás fadiga, debilidade, irritabilidade e outras alterações neurológicas.

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.