Tratar a artrose do joelho com viscossuplementação

A viscossuplementação apresenta-se actualmente como a primeira linha de tratamento para a osteoartrose não operável do joelho com o objectivo de aliviar a dor, melhoria funcional e aumento da qualidade de vida do doente.

 

O que é a viscossuplementação?

É a reposiçãao das propriedades biológicas do liquido sinovial, através da injecção de ácido hialurónico dentro do espaço articular. O ácido hialurónico existe no liquido sinovial de uma articulação saudável, havendo uma perda dessa substância com o envelhecirnento, processo degenerativo (artrose).
o uso das injecções de ácido hialurónico exógeno (externo ao corpo humano) tem sido utilizadas com sucesso há mais de 10 anos por todo o mundo, fazendo actualmente parte do algoritmo do tratamento da osteoartrose do joelho da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS) e American College of Rheumtology.
E importante deixar claro que este remédio NAO é corticóide. Esta medicaçao tema funcao de repor urn componente natural da articulaçao, que é o ácido hialurónico.

Quais os efeitos da viscossuplementação?

Tem efeitos de restaurar a viscosidade do liquido sinovial, melhorando a elasticidade e a distribuição de carga, levando a uma melhor mobilidade e deslizamento das superfícies articulares.Ajuda a inibir a degeneração da cartilagem articular pela estimulação dos condrócitos (células da cartilagemn) e pela lavagem da articulação com radicais livres.

 

Quais os resultados esperados com a viscossuplementaçao?

Melhoria do quadro doloroso, da mobilidade da articulação, da crepitação (sensação de estalido da articulação), levando a um aumento da qualidade de vida do paciente.

 

Como e realizado a viscossuplementação e quais os intervalos entre as injecções?

A medicação encontra-se disponíveis no mercado em ampolas com o produto pronto para ser injectado na articulação. Actualmente há ampolas de administração semanal, por um período de três a cinco semanas e ampolas de alta densidade molecular com administração única. Normalmente a duração do efeito da medicação é de aproximadamente 6 meses, podendo perdurar ate oito meses em alguns casos.

 

Devemos repetir a medicação?

Como o ácido hialurónico faz parte da composição do líquido sinovial e o mesmo está diminuido no paciente portador de artrose, o correcto é repetir a medicação para manter as propriedades visco-elásticas da articulação.

 

Quais as indicações?

Artrose de joelho de grau leve a moderado, evitando/atrasando a progressão para artrose grave, e em situações de artrose severa sem medicação para colocação de prótese do joelho. Pode ser usado em artrose de ombro e de quadril, sendo que tecnicamente é mais difícil e com resultados menos satisfatórios.
Tem alguma contra-indicação?

Normalmente não, podendo ser utilizado em hipertensos, diabéticos ou outras comorbidades. Só não podemos realizar quando a articulação está muito inflamada ou com algum tipo de infecção.

Um Comentário

  1. antonio nunes mariano 14 Junho, 2018

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.