Treino com Bolas Medicinais

Para que o trabalho/ treino com bolas medicinais seja o mais rentável a pessoa deve ter sempre uma atenção redrubada nas posições que adopta, a postura ideal ocorre quando uma pessoa está o mais direita onde a linha da gravidade passa pela apófise mastóide, ombro, cintura pélvica e calcanha.

O objectivo principal do treino passa pelo processo de estabilização da cintura escapular, dorso-lombar e pélvica. Para tal o nosso corpo é composto por um conjunto de cadeias musculares pelas quais consideram-se uma estrada direccional e planar onde as forças são desencadeadas e se organizam.

Este trabalho traduz-se numa necessidade constante de equilíbrios posturais, de gestão de energias e do maior conforto posssível para o ser humano.

“Todas as ações motoras são constituídas por padrões de movimento que se caraterizam por serem combinações intencionais de segmentos fixos e móveis trabalhando numa harmonia coordenada para produzir sequências de Movimentos Eficientes e Efetivos (Cook, 2010).”

Um plano de treino ou de treinos, bem como um ou vários planos de aula com bolas medicinais tem obrigatóriamente  de recorrer a 8 padrões do movimento, segundo Gary(2015) sendo estes:

•Lunging
•Squatting
•Jumping
•Reaching
•Lifting
•Pushing
•Pulling
•Gait (marcha; corrida)

Como se pode verificar no mercado do fitness, surgem várias opções e escolhas para uma bola medicinal, com pegas, sem pegas, grandes dimenções, de borracha, etc. Estas tem um benefício no processo de treino, ou seja, pois torna-se muito mais funcional, proporciona uma melhoria no core  e membros superiores a nível de força e flexibilidade, tempo de reação e na coordenação muscular do praticante.

Apresentam-se a seguir alguns movimentos e exercícios a realizar numa sessão de treino tipo:

Empurrar  -Push Up com bola sob a mão
Rotação – Rotação do tronco de pé
Flexão do Braço – Curl com bola
Sentar/ Levantar -Agachamento
Flexão do tronco – Crunch
Extensão do Ombro– Flexão de ombro de pé/agachamento
Puxar – Remada unilateral
Extensão do Tronco – Extensão do tronco de pé
Empurrar -Press de ombros

 

 

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.