TREINOS EM CIRCUITO

– – Método fácil e eficaz que consiste em fazer um conjunto de exercícios em sequência, para diversos grupos musculares descansando apenas depois de realizar o último, descansas e depois repetes as vezes prescritas.

— Evita recorrer muito às máquinas, os exercícios com pesos livres permitem-te trabalhar não só o grupo muscular envolvido como os músculos estabilizadores. Além disso, é só largares os halteres e pegares noutro par.

— Se tens um relógio com cronómetro podes temporizar os exercícios no lugar de contar repetições, podes programar para apitar cada 30 segundos o que equivale a 15 a 20 repetições. Mas podes também uma vez por outra ver quantas repetições de flexões, agachamentos de ou outro exercício consegues fazer por exemplo num minuto.

— Um circuito pode ter 3 a 6 exercícios, mais do que 5 é volume a mais e complica muito, mas podes por exemplo dividir 10 exercícios em 2 circuitos de 5. Normalmente a 3 exercícos feitos em sequência chamamos trisérie mas podemos considerar que é um circuito, menos é irrelevante.

—  Agrupa exercícios multiarticulares como agachamentos, flexões de braços ou press de peito, remada, peso morto e lunges com exercícios de core, braços e ombros mais localizados.

— Durante o treino, os teus batimentos cardiacos podem chegar a estar bastante elevados, mas o ideal é que consigas algum condícionamento que permita manteres o fôlego.

Num ginásio tens muitas possibilidades de exercícios e podes até frequentar uma ou outra aula de grupo para aprender outros ma não precisas de equipamentos sofisticados para os exercícios mais importantes.