Uma infusão para cada momento

.

Há muito mais do que chá e infusões de camomila. Encontras facilmente uma grande variedade de ervas medicinais que te ajudam a dormir ou a ter mais energia, a reforçar a imunidade e prevenir infecções, melhorar a tua digestão, emagrecer, ter melhor rendimento, entre muitos outros efeitos positivos. Vê as horas e escolhe o que vais beber na próxima chávena.

 

 

.

Ao pequeno almoço infusão energética

Precisas de uma infusão que te encha de energia, desperte os sentidos e promova os teus níveis de concentração.
Chí preia com mel de alecrim e limão Deita 1 colher de chá preto num copo de água a ferver, deixa repousar 3 minutos e adoça com um pouco de mel de alecrim, juntamente com algumas gotas de sumo de limão. O chá preto é o mais rico em estimulantes, teina, que activa o teu sentido de alerta e promove a vigília e a concentração para as tarefas que tens pela frente. Fornece também flavonóides que reforção as tuas defesas antioxidantes naturais. O mel de alecrim tem um efeito tónico e o sumo de limão dá um toque extra de vitamina C.

 

A meio da manhã: infusão queima-gorduras

A gula acordou e estás a começar à procura de algo para petiscar mesmo depois de teres comido algo a meio da manhã, o almoço ainda demora e tens um trabalho para terminar primeiro. Acalma a ansiedade e o apetite com uma infusão relaxante mas que não te dê sono e que te ajude a estimular o metabolismo para que queimes gordura mesmo na cadeira.

Infusão de Pur Eh ou Cidreira

Adiciona uma colher de sopa de Pur Eh ou uma colher de chá de cidreira a meio litro de água a ferver. Deixa repousar durante 3 minutos e depois verte no passador. Alguns termos de chá vêm com uma rede para o efeito.

O chá vermelho ou Pur Eh é conhecido na China como o chá dos imperadores porque a sua fermentação e maturação, para que tivesse todo o valor e propriedades nutricionais, exigiam um procedimeto com elevados custos sendo assim considerado uma bebida de algum luxo. actualmente está disponível para te dar energia e melhorar os teus níveis de concentração, é termogénico e diurético para que gastes mais calorias mesmo em repouso e evites a retenção de líquidos, atém de ter um sabor saciante que te  ajuda a fugir do petisco.
No caso da cidreira, sempre foi utilizada como tranquilizante que ajuda a acalmar a ansiedade e tem um sabor um pouco mais doce prevenindo a gula por doces.

Nota :

Se tens fome, a meio da manhã precisas de reforçar o pequeno-almoço e a merenda, o dia ainda vai a meio por isso não deves restringir excessivamente ou o mais provável é que petisques as batatas fritas ou bolachas da máquina de venda automática no corredor, ou pior ainda que te vingues assim que chegues a casa. Se não tomaste um pequeno-almoço decente mais nos dás razão. Combina fruta, iogurte e cereais integrais na primeira refeição da manhã e leva uma sandes de ovo cozido em pão escuro para o meio da manhã sobretudo se acordas cedo e almoças tarde.

 

Depois do  almoço um infusão digestiva

Precisas de uma infusão que te ajude a prevenir a sensação de enfartamento e os gases, além de prevenir a típica bradicardia pás-prandial que te dá vontade de fazer uma sesta.

Infusão de menta, alcaçuz e anis verde

Ferve meio litro de água com uma colher de café de alcaçuz e outra de sementes de anis verde. Apaga o lume e adiciona uma colher de chá de menta, deixa repousar 5 minutos, côa e serve quente sem adoçar.
A raiz de alcaçuz é um anti-ácido e protector hepático natural, tem também um efeito anti-séptico a nível do intestino e anti-inflamatório além de ter um sabor doce característico. O anis verde ajuda a expulsar os gases e evitar as digestões pesadas. As folhas de menta são refrescantes e estimulam a secreção de bílis favorecendo a digestão das gorduras. Ajuda também como relaxante muscular favorecendo uma digestão leve.

Conselho:

Não uses alcaçuz se tiveres tensão alta ou diabetes e não uses menta caso sofras de hérnia do hiato ou úlceras gástricas. Nesse caso, podes substitui- los por camomila amarga que tem também propriedades digestivas, antiinflamatórias, relaxantes e previne os gases.

.

Ao lanche: uma infusão energética

Quando o teu relógio biológico te mandar dormir uma sesta e aterrar no sofá mal entrares em casa, contraria essa tendência com uma infusão energética porque ou tens trabalho ou está na hora de ir treinar e tens de estar no teu máximo. Se tiveres reuniões evitas abusar do café e recorrer aos doces. Faz uma merenda completa e nutritiva juntamente com uma chávena desta infusão.
lnfusão de hibisco e alecrim
Adiciona uma colher de café de flor de hibisco com umas folhas secas de alecrim a uma caneca de água a ferver. Deixa repousar 5 minutos e côa. Adoça com 1 colher de chá de mel de alecrim, deixa arrefecer ou bebe ainda quente.
A flor de hibisco é conhecida pelas suas propriedades relaxantes, digestivas e antisépticas, ajuda a baixar a tensão, é diurética e acalma a ansiedade. O alecrim é um estimulante suave, muitas vezes chamado de ginseng do mediterrâneo e estimula a mente e o corpo.
C0nselhos: não deixes de fazer uma merenda, ou até duas durante a tarde para manteres o teu apetite sob controlo. Meia sandes igual à da manhã ou iogurte e fruta, uma banana e amêndoas se fores treinar são opções viáveis. Uma vez mais, foge do chocolate da máquina mesmo convencida que te dará energia.

 

.
Antes de te deitares, com companhia: infusão afrodisíaca 

Algumas infusões também ajudam a melhorar a tua vida sexual.
Chá preto com canela, ginseng, damiana e pétalas de rosa.

Põe a ferver meio litro de água e adiciona a mistura quando desligares o lume. Deixa repousar 5 a 10 minutos e adoça com mel.
O chá preto irá evitar que adormeças antes de tempo, mantendo-te alerta, a canela é um afrodisíaco conhecido, o ginseng é um tónico natural que dá energia ou tranquiliza dependendo da situação, a damiana é um estimulante sexual para o homem e as pétalas de rosa para a mulher.
Conselho: algumas lojas já vendem esta mistura preparada nas proporções certas. No entanto, há muito mais a fazer do que uma simples infusão. Deves levar um estilo de vida activo, uma alimentação saudável, não abuses das bebidas alcoólicas por muito que descontraiam, um copo de vinho é suficiente, uma conversa agradável e o resto virá depois.

 

Antes de dormir, a sós: infusão relaxante

O stress do dia a dia tem vindo a prejudicar a qualidade do sono, um sono tranquilo e reparador é essencial para manter a linha, recuperar energias para o dia seguinte, ter o rendimento máximo. Durante o sono, o corpo liberta hormona de crescimento, uma hormona que promove a reparação e o crescimento muscular, e o cortisol que é a hormona do stress diminui. Além disso a memória, os pensamentos criativos e positivos regeneram-se o que é essencial para uma vida em pleno. A insónia é o pior inimigo do desportista e os comprimidos para dormir criam sempre alguma adaptação pelo que deves aprender a activar o mecanismo do sono de forma natural com técnicas de relaxamento e uma infusão apropriada.

 

Infusão de tília, flor de laranjeira e Iavanda

Deita água a ferver para uma colher de sopa com esta mistura, deixa repousar 5 minutos e adoça com mel de flor de laranjeira, bebe quente ou morna.
A tília é uma erva relaxante muito conhecida que não provoca habituação e actua como um bom relaxante muscular, digestivo e mental, além de ser diurética.
A lavanda combate o stress e a flor de laranjeira relaxa o corpo e a mente.
A mistura tem um odor e sabor agradável reforçada pelo mel que possui também efeitos tranquilizantes preparando o teu corpo para um sono repousado.
Conselho: se sofres de insónias ou se tens apenas dificuldade em adormecer, evita fazer exercício ao fim da tarde para que o teu corpo não esteja acelerado quando te fores deitar. Alem disso, desliga a televisão e o computador uma hora antes e lê um livro numa luz amena. Inclui uma fonte de hidratos de carbono e sobretudo triptofano ao jantar, como por exemplo uma banana para promoveres a síntese de serotonina, um neurotransmíssor essencial no sono.

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.