Como usar Bandas Elásticas de Resistência para Tonificação e Recuperação

Vai ficar impressionado com os resultados que se podem obter com a utilização de  Bandas Elásticas de Resistência para fazer  recuperação e até tonificar os seus músculos.

Estas são também conhecidas por bandas Elásticas e estão cada vez mais a ser utilizados por profissionais da área do fitness para estes fins.

 

As bandas de resistência estão cada vez mais a ser utilizadas para processos de recuperação física de lesões por parte de Fisioterapeutas, dado que os diversos exercícios que se podem efetuar com estas não sobrecarregam a coluna ,as articulações, a estrutura músculo esquelética, como por exemplo os aparelhos de musculação – maquinas de sala de exercício.

Para além destas aplicações quando começa a usar no dia-a-dia quando está por exemplo a fazer alongamentos vai notar ao longo do tempo que aumenta a sua flexibilidade sem grande esforço.

 

Porque é que as bandas elásticas são boas?

Estas bandas são muito versáteis pois não causam o mesmo efeito que os exercícios com os diferentes pesos como no caso dos halteres, mas por outro lado estas podem ser usadas para tonificar certos grupos musculares como os glúteos, ombros, costas e bíceps já para não falar que podem ser levados para qualquer lado sem ocupar muito espaço como é o caso das bandas de TRX.

Qual é a apresentação das Bandas Elásticas de Resistência?

No mercado do fitness estas bandas existem à vendas em várias cores e com vários níveis de resistência que pode ir desde muito baixa ,a ligeira , resistência média ou até alta. Muitas vezes as cores do elástico correspondem ao seu nível de resistência, pode ir do amarelo vermelho ou azul e sucessivamente no movimento ascendente de resistência.

Como deve escolher a sua ?

A resistência de cada banda vai ditar os seus fins de utilização assim, se por exemplo os músculos a treinar sejam de grande dimensão como os glúteos  ou da perna deve usar uma resistência alta, por outra lado para braços pode ser uma resistência muito baixa, por exemplo. No dia a dia por exemplo pode mudar de resistência para um de cor mais acima na escala quando sentir por exemplo que consegue fazer as repetições sem estar a trabalhar o músculo.

bandas elásticas de resistencia

Como usar para Tonificação?

As bandas elásticas podem ser usadas durante o períodos de aquecimento para movimentos mais amplos para ajudar a aumentar o movimento dos músculos e prepara os mesmos para exercícios mais intensos. Um exercício que pode fazer por exemplo para trabalhar as coxas, é colocar uma banda ao nível dos tornozelos e fazer um movimento de abrir e fechar a perna tente fazer entre 15 a 20 repetições para conseguir mais tonificação.

Como usar para recuperação?

As bandas de resistência são excepcionais para fazer alongamentos principalmente de grandes grupos musculares e pode ir até mais além com a ajuda destas. Um dos exercícios para conhecidas passa por colocar-se na posição sentada e segurar as pontas e passar pela ponta dos pés e puxar com a banda o máximo que conseguir para alongar.

Em suma, temos uma alternativa de treino no nosso dia a dia, onde este equipamento pode ter várias funções com um objetivo único, realizar uma resistência externa de forma a atingir níveis e patamares superiores de treino…

 

 

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.